Indústria e Comércio

Publicado em: 29/11/2011 16:59

Inauguração do Condomínio Empresarial 1

Inauguração do Condomínio Empresarial 1 Inauguração do Condomínio Empresarial 1

"O desenvolvimento é possível aos homens e mulheres que acreditam que o amanhã poderá ser muito melhor se efetivamente nos empenharmos no presente. Este empreendimento só foi concretizado porque muitos tinham um sonho e não mediram esforços para que esse sonho pudesse se tornar realidade".

Essa é a mensagem da placa inaugural do Condomínio Empresarial 1 de Ibiporã, inaugurado oficialmente nesta terça-feira (29 de novembro), no Parque Industrial III., Para viabilizar o empreendimento, a atual administração municipal investiu R$ 2.718.426,20 na aquisição de terrenos e obras e de infraestrutura.

O evento fez parte das comemorações dos 64 anos de Ibiporã e reuniu dezenas de empresários de Ibiporã, Londrina e de outras cidades. Eles vieram conhecer a iniciativa bem-sucedida da administração, que encontrou eco junto a um grupo de empresários arrojados que aceitaram o desafio de empreender, junto com o poder público, o primeiro condomínio industrial fechado do Norte do Paraná.

UNIÃO DE FORÇAS

O projeto foi idealizado pelo prefeito José Maria, que visitou condomínios semelhantes em outras regiões do País e decidiu implantar a ideia em Ibiporã.

Somou-se à vontade do prefeito a aposta de empresários que precisavam terreno para expandir os negócios e buscavam um empreendimento diferente, seguro e com boa localização geográfica. Foi o que encontraram em Ibiporã.

A localização do Condomínio Empresarial 1 é invejável. A portaria de acesso é pela marginal da BR-369 (Rua Luis Carlos Zani), entre a Furgões Ibiporã e Plásticos Novel, próximo ao trevo de Londrina e ao Contorno Norte de Ibiporã.

'IBIPORÃ SAI NA FRENTE'

"Ibiporã sai na frente dos outros municípios da região ao criar esse condomínio. É uma receita de sucesso em todo o mundo porque permite que o uso de estruturas comuns barateie os custos para o empresário", disse o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Nivaldo Benvenho, que prestigiou o evento.

"Estamos hoje celebrando um sonho que virou realidade graças ao envolvimento de todos: prefeito, secretários, os empresários, os vereadores, que votaram a doação das áreas", afirmou o  presidente da Associação dos Condôminos, Rogério Chineze, dono da indústria de batata palha Pratic Leve, a primeira construída no local. "É um empreendimento que vai gerar não só riqueza, mas cumpre também seu papel social, trazendo empregos e dignidade para os trabalhadores", acrescentou Chineze.

O prefeito José Maria agradeceu pelas mensagens de todos reconhecimento de todos pela obra e destacou o porte das empresas que ali se instalarão: "Somente desse condomínio sairá 20% a 25% de toda a receita de ICMS de Ibiporã, algo em torno de R$ 4 milhões ao ano. E a tendência é crescer cada vez mais com as outras empresas que estamos trazendo", afirmou.

R$ 100 MILHÕES DE INVESTIMENTO

Segundo o prefeito, deverão ser investidos pelas empresas do condomínio (são 14 no total) cerca de R$ 100 milhões. "Uma quantia vultosa para o porte de Ibiporã e que deverão nos colocar num novo patamar de arrecadação e de oferta de empregos (estão previstos ali 1.200 novos postos de trabalho)", enfatizou.

José Maria aproveitou para agradecer a todos os que contribuíram para a concretização do projeto e nominou alguns empresários: "Encontrei aqui muitos parceiros que tornaram esse sonho possível, caso do Rogério (Chineze), o Zilmar (Rufini, distribuidora da Pão Pulmann), o Devanir (Martins da Costa, da Furgões Ibiporã), que aceitou trocar uma área sua por outra menor que lhe oferecemos para podermos aumentar a área do condomínio, agradecemos também ao Henrique (Dias, da By Unna Modas) e a tantos outros que nos ajudaram".

O presidente da Câmara Municipal, Antônio Carlos Cobo Pires, o Toninho Kabeção, também parabenizou o prefeito. "José Maria: hoje você dá um grande passo como prefeito e como homem público. Muito importante o trabalho que você teve para trazer esse modelo aqui para a nossa cidade. Ibiporã ganha no emprego e na sustentabilidade das famílias. Parabéns!", afirmou Kabeção.

Confira a seguir o investimento da administração municipal feito no empreendimento:

Terreno - R$ 1.410.661,28 - aquisição de área de 169.000 m²

Terraplenagem - R$ 400.000,00

Sistema de tratamento de esgoto - R$ 8.656,56

Sistema de tratamento de água - R$ 9.276,27

Galerias de Águas Pluviais - R$ 219.675,68 - 1.140 ml de tubulação, 14 poços de visita e 31 bocas de leão

Pavimentação asfáltica - R$ 655.156,40 - área: 16.378,91 m2

Meio fio - R$ 15.000,00 - 505,56 metros lineares