Indústria e Comércio

Publicado em: 30/11/2011 16:28

Lançado o Condomínio Empresarial 2

Lançado o Condomínio Empresarial 2 Lançado o Condomínio Empresarial 2

Os bons anúncios na área de industrial não param em Ibiporã. Depois da entrega esta semana do 1º Condomínio Empresarial de Ibiporã - o primeiro do gênero no Norte do Paraná - nesta quarta-feira, (30/11), foi a vez do lançamento do 2º Condomínio Empresarial, que levará o nome de Condomínio Nenê Favoretto, em homenagem ao agricultor Hildo Favoretto, que muito contribuiu para o crescimento da cidade e morreu em acidente na PR-090, rodovia onde fica o empreendimento.

A cerimônia foi no terreno onde será construído o loteamento empresarial, na PR-090 ao lado do Clube dos 10, próximo da cidade e com acesso fácil à BR-369. A terraplenagem da área, de 7,8 alqueires (189.642,89 m2), já foi iniciada pela administração municipal. O investimento do Município na aquisição do terreno foi de R$ 800 mil.

EMPRESAS

Neste condomínio ficarão empresas com a Tégula Soluções para Telhados, a Blocos Betel, uma empresa de juntas, uma fábrica de resinas (de Ponta Grossa) que exporta para a China, além de um Arranjo Produtivo Local (APL) que reunirá pequenas fabricantes de churrasqueiras e grelhas que, no momento, estão instaladas no Centro da cidade, gerando desconforto para os vizinhos e no novo parque industrial elas ficarão num local adequado para este ramo de atividade.

De acordo com o prefeito José Maria, a administração está programando 34 empresas para este Condomínio 2, mas o número pode variar dependendo da necessidade de área de algumas delas. A Tégula, por exemplo, solicitou uma área de 40 mil m2, enquanto a Betel utilizará 10 mil m2.

MAIS 800 EMPREGOS

"A expectativa é que as indústrias aqui instaladas gerem cerca de 800 novos empregos para Ibiporã", disse o prefeito na solenidade. Todas elas, com exceção das empresas do Arranjo Produtivo Local, receberão área em regime de 'doação onerosa', ou seja, os empresários pagarão posteriormente pelos terrenos e com isso o Município irá recuperar o valor investido na aquisição.

"Esse também é um dos meus sonhos, ver aqui na PR-090 várias indústrias instaladas. Este é um local de boa topografia, próximo à cidade, já tem a rede de energia e será uma região somente para a atividade industrial", antecipou José Maria.

"Com tantas novas empresas vindo para cá, estamos dessa forma programando a Ibiporã do futuro, com mais arrecadação, renda e emprego para os nossos trabalhadores. O termo cidade-dormitório, que tanto nos diminuía e incomodava, nunca mais vai ser aplicado a Ibiporã", sentenciou o prefeito.

Ele acrescentou ainda que foi necessário ousadia à administração para adquirir, de uma só vez, três áreas perfazendo um valor de R$ 1,8 milhão. Além dos R$ 800 mil para a área do 2º condomínio, os outros recursos foram para a aquisição dos terrenos onde se instalarão a Hayamax e a Triunfo.

Representando a Câmara Municipal, o vereador João Coloniezi enalteceu a "postura visionária" do prefeito José Maria, de apostar numa região do município ainda desconhecida para a atividade industrial e abrir um novo corredor de expansão.

HOMENAGEM À FAMÍLIA

Representando a família do homenageado Nenê Favoretto, a professora da rede municipal e assessora da Secretaria de Educação, Luciane Favoretto Furlan, agradeceu emocionada ao prefeito em nome de seu pai e da sua mãe, Luzia Favoretto, pela lembrança.

Seu irmão, Hildo César Favoretto, da Agroterra, parabenizou a administração municipal pelo trabalho que vem fazendo. "Ibiporã está sendo um exemplo para o Brasil. Reportagens que saem na imprensa constantemente mostrando isso", relatou Hildo.