APMIF

Publicado em: 01/12/2011 13:03

Abertura do Natal na Praça

Abertura do Natal na Praça Abertura do Natal na Praça

Acontece nesta segunda-feira, dia 5 de dezembro, às 20h30, o lançamento das comemorações do Natal 2011 de Ibiporã, na Praça Pio XII. As apresentações deste dia de abertura serão: Auto de Natal e Presépio Vivo, com os alunos e professores da Escola de Formação e Cidadania da APMIF, e teatro "A Carta de Clara", da Fundação Cultural de Ibiporã. A programação segue com eventos diários, sempre com início às 20 horas. A programação artística está a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A produção dos enfeites natalinos e a iluminação e decoração de toda a cidade é uma iniciativa do Governo Municipal, tendo na coordenação a APMIF (Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família de Ibiporã) e como parceiros a Secretaria de Cultura, o SAMAE e os funcionários do Parque de Máquinas da Prefeitura, que ajudam na montagem e disposição dos enfeites pelas ruas e se encarregam da parte elétrica.

A cada ano que passa mais ruas de Ibiporã vão ganhando os enfeites, que são confeccionados pelos alunos, funcionários e professores da Escola de Formação da APMIF. O volume de enfeites - guirlandas, árvores de Natal e bonecos de neve - todos feitos a partir do aproveitamento de garrafas pet - vai aumentando, porque se aproveita os dos anos anteriores e são produzidos novos.

De acordo com a presidente da APMIF, a primeira-dama Eliana Eik Borges Ferreira, "os enfeites são muito bonitos, mas o objetivo principal é que levem as pessoas a lembrar que o Natal está chegando e fazê-las conhecer o verdadeiro sentido do Natal, que é o nascimento de Jesus. Ele que veio ao mundo para nos ensinar a nos amarmos", afirmou.

Além desse resgate do espírito cristão junto aos alunos e à comunidade local, o trabalho da APMIF teve outro foco: promover o envolvimento dos alunos do Módulo 3 (profissionalizante) da Escola de Formação na confecção dos enfeites, para sentirem o reconhecimento pelo trabalho realizado.

"Dividimos os alunos em grupos e cada um tinha uma meta a atingir. Dessa forma, conseguimos que eles trabalhassem motivados e acabaram cooperando entre si, ao invés de competirem. No final, cada grupo conseguiu cumprir a meta e como presente ganharão um passeio a um parque aquático em Maringá (Ody Park)", informou Eliana.

Programação artística

(todos os dias às 20h, na Praça Pio XII)

05/12

Abertura com Auto de Natal e o Presépio Vivo, pelos alunos e professores da Escola de Formação e Cidadania da APMIF