Agricultura

Publicado em: 13/12/2011 10:00

CTA de Ibiporã é referência no Paraná

CTA de Ibiporã é referência no Paraná CTA de Ibiporã é referência no Paraná

A administradora do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA) do SENAR-PR, em Ibiporã, Alex Sandra dos Santos, esteve em visita ao prefeito José Maria na manhã desta segunda-feira (12/12), acompanhada do secretário municipal de Agricultura e presidente do Sindicato Rural de Ibiporã, Nadir Bigati.

Alex Sandra apresentou um balanço das atividades realizadas em 2011 e os projetos para 2012 no centro agropecuário de Ibiporã, que recebe pessoas de todo o Paraná em busca de cursos e aperfeiçoamento.

O CTA de Ibiporã é uma referência porque o SENAR mantém no Paraná somente dois centros de treinamento - o outro fica em Assis Chateaubriand, na região Oeste. Realizando treinamentos todas as semanas, o CTA recebeu aproximadamente 1.320 alunos de diversas cidades neste ano. Promoveu 88 cursos, com uma média de 15 alunos por curso.

"Como recebemos muita gente de fora, temos alojamentos e alimentação no CTA para hospedarmos os participantes. Os cursos são gratuitos e dirigidos aos produtores rurais, seus familiares e também funcionários da propriedade", explica Alex Sandra, que é de Ibiporã e funcionária de carreira do SENAR.

Para 2012, segundo ela, já estão agendados 60 cursos, além de outros eventos, como formação e atualização de instrutores.

Uma novidade para 2012 deverá ser o novo Laboratório de Mecânica, com área prevista de 630 m2, no qual os alunos aprenderão sobre manutenção de tratores e máquinas pesadas. "A obra ainda será licitada, mas após concluída dará suporte aos novos cursos que o público alvo (agricultores e trabalhadores rurais) desempenharão no local, uma vez que o laboratório atual, de 450 m2, não comportará as futuras atividades.

O prefeito José Maria, além de garantir toda a parceria necessária, aproveitou para pedir que mais trabalhadores e agricultores de Ibiporã façam os cursos do SENAR-PR, trazendo assim mais qualificação e produtividade para a área rural do município. "Conclamo aos ibiporaenses que aproveitem esses cursos do SENAR, principalmente os de manutenção de tratores e máquinas pesadas, pois temos escassez de mão-de-obra nessa área. O CTA fica aqui em Ibiporã e o nosso pessoal aproveita pouco", afirmou o prefeito.