Publicado em: 23/12/2011 08:30

Zona Rural

Zona Rural Zona Rural

O grupo Mulher Atual, de Ibiporã, ligado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), está cobrando da sociedade uma maior educação ambiental e consciência para que não haja mais despejo de lixo na área rural do município.

De acordo com o grupo, o despejo indiscriminado de lixo vem se agravando em Ibiporã, seja nas estradas rurais, rodovias, rios ou córregos.

"Pelo que observamos, a maior parte do lixo é jogado por pessoas da cidade que passam pela rodovia, por aqueles que vão passar um dia no sítio ou mesmo gente que tem a 'cara de pau' de vir até a área rural para despejar entulho quando não tem ninguém vendo. É um crime", desabafou a agricultora Romilda de Meira, que mora perto da PR-090 e foi uma das idealizadoras de um protesto feito no dia 24 de novembro para chamar a atenção da população e das autoridades.

Na ocasião, o grupo fez uma passeata pelas ruas centrais e se reuniu no gabinete com o prefeito José Maria. Intitulada "Zona Rural Não é Lixão", a mobilização teve a participação da vereadora Maria do Sindicato, da instrutora do Senar, Devanilde Arias, do professor Wladimir, do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Olavo Bilac e pelo menos 20 agricultoras do grupo.

O prefeito José Maria afirmou que a preocupação do grupo também é da Prefeitura e propôs uma campanha educativa por meio de outdoors e maior fiscalização na área rural.