Publicado em: 29/07/2009 13:00

Festa do Agricultor lotou o Centro de Eventos

Festa do Agricultor lotou o Centro de Eventos Festa do Agricultor lotou o Centro de Eventos

A chuva que caiu durante o dia todo não afastou nem tirou a empolgação dos agricultores de Ibiporã que vieram comemorar o seu dia no Centro de Eventos, no último sábado, dia 25. A programação do Dia do Agricultor foi toda preparada pela Prefeitura, tendo à frente a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, que quis homenagear as famílias rurais pela relevante missão que desempenham em prol da sociedade como um todo, produzindo e fornecendo alimentos para a população que vive na cidade.

O ponto alto da festa foi o almoço oferecido às famílias, com destaque para o elogiado porco no tacho, preparado pela família do secretário de Agricultura, Carlos Henrique Frederico. Houve também bingo, torneio de truco e a premiação aos vencedores do Concurso Perdas na Colheita, por parte da Emater.

Estiveram presentes entre as autoridades o deputado federal André Vargas, a secretária estadual Lygia Puppato (de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI), o prefeito José Maria, a coordenadora da Região Metropolitana de Londrina (Comel), Elza Correia, a vice-prefeita Sandra Moya, a primeira-dama de Ibiporã Eliana Eik Borges Ferreira, representantes da Reitoria da UEL, do Iapar, da Emater, da Associação dos Produtores de Leite de Ibiporã, do Sindicato Patronal e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. Também prestigiaram o evento os vereadores João Coloniezi, Mari, Maria do Sindicato, Carlos Pauletti, Divá e Toninho Cabeleireiro.

R$ 350 MIL PARA O LATICÍNIO

O destaque pela manhã foi a assinatura do convênio que garantirá o repasse de R$ 350 mil para a compra de equipamentos e a construção da Usina de Beneficiamento de Leite de Ibiporã, uma conquista da associação dos produtores, que teve desde início o apoio da Prefeitura, que doou o terreno de 7.500m2 para a obra.

O convênio foi assinado entre a Prefeitura, o Governo do Estado, (através da SETI e Iapar) e a Associação dos Produtores. O laticínio viabilizará a pasteurização e o beneficiamento de todo o leite produzido pelos membros da associação, o que agregará maior valor ao produto e aumentará a renda dos agricultores.

Após assinar o documento, Lygia Puppato destacou o “salto de qualidade” que haverá na produção de leite local, graças a estes recursos repassados pelo Governo. “Não podemos esquecer ainda de mencionar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo projeto de extensão “Leite Bom”, do Programa ‘Universidade Sem Fronteiras’, da UEL, que tem garantido a sanidade e a melhoria da qualidade do rebanho bovino de Ibiporã. É fruto de uma parceria bem sucedida com a Prefeitura e com os produtores”, disse Lygia. Por meio do projeto, professores e estudantes do Departamento de Medicina Veterinária têm visitando as propriedades com freqüência.

O VALOR DO AGRICULTOR

Em seu discurso, o prefeito José Maria iniciou agradecendo aos vereadores presentes, que trabalharam para que pudesse ser promulgada a Lei 2.277/09, que permite agora que o poder público municipal possa realizar ações e fazer investimentos dentro das propriedades rurais, o que antes era vetado. “Essa mudança trará muitas melhorias e desenvolvimento para o campo”, garantiu.

Em seguida, destacou a importância do papel dos agricultores, que têm o compromisso de “cuidar do maior patrimônio da humanidade, que é a terra e a água”. “O Dia do Agricultor na verdade tem que ser comemorado nos 365 dias do ano. Porque o trabalho do agricultor não tem hora. É de manhã, de tarde, de noite. É um homem que está sempre disposto, não tem domingo nem feriado”, enfatizou.

“Vocês agricultores – continuou José Maria – são para a sociedade aqueles que põem a comida na mesa das pessoas. É um alimento que não vem de graça, mas fruto de muita dedicação; ele brota da luta de cada homem e de cada mulher do campo”, finalizou.