Tecnologia da Informação

Publicado em: 06/01/2012 17:00

VOCÊ SABIA?

VOCÊ SABIA? VOCÊ SABIA?

Muito foi feito e esforços não foram poupados pela administração municipal para que a internet gratuita chegasse ao alcance da população ibiporaense. Confira um pouco da história do projeto e da sua caminhada.

A primeira ação da administração, dentro do Projeto "Cidade Digital", consistiu em investir em máquinas e equipamentos de última geração, pois o sistema de informática era insuficiente para a geração dos serviços previstos.

Em 2009, iniciou-se a busca de inovações, através de parcerias. De início, a Prefeitura assinou um protocolo de intenções com a empresa Microsoft. Entre março e junho, em parceria com a mesma, foi realizado um curso chamado "Students to Busines" para cerca de 60 ibiporaenses.

No final do primeiro semestre, o I Workshop Ibiporã Cidade Digital, organizado pelo Departamento de Tecnologia de Informação, apresentou diversos projetos, entre eles: Programa de Tecnologia na Educação; Lousas Digitais; Modernização da Saúde Pública Municipal - UBS Modelo Jardim San Rafael com Modernização da Rede de Dados; Aplicações e Serviços da Administração Pública Municipal.

Em seguida, foram executados os projetos Novo Sítio Institucional na internet; Implantação do Sistema de Gerência de Chamadas para o Departamento de TI; Implantação da Nota Fiscal Eletrônica; Modificações e Melhorias na Estrutura de Rede e Servidores da Administração Municipal; Instalação de Novos Computadores na Rede em Geral; Implantação da Primeira Unidade Básica de Saúde 100% Informatizada, no Jardim San Rafael.

Principais aquisições em 2009:

Computadores - Estações de Trabalho

Notebook

Lousas Digitais com aparelhagem de som e imagem para sala de aula

Servidor de dados e software de banco de dados

Todos esses equipamentos totalizaram um investimento de R$ 547.847,50 (quinhentos e quarenta e sete mil e oitocentos e quarenta e sete reais e cinqüenta centavos).

Em 2010 a administração adotou um novo link de fibra ótica para a melhora da Internet; Todos os servidores foram trocados ou modificados, minimizando inúmeros problemas e interrupções de serviços; Novos equipamentos de rede foram instalados, melhorando o desempenho no tráfego de dados; Todas as salas de 3ª e 4ª séries de todas as escolas municipais receberam as lousas eletrônicas, também conhecidas como lousas digitais; Por fim, os professores foram capacitados em laboratório preparado especificamente para uso da lousa digital e demais equipamentos eletrônicos.

Foram adquiridos em 2010:

Racks para servidor

Servidores de rede e aplicação e software

No-break de grande capacidade

Unidade de Back-up de fita

Essas aquisições de equipamentos totalizaram um investimento de R$ 275.489,00 (duzentos e setenta e cinco mil e quatrocentos e oitenta e nove reais).

Em 2011, a administração implantou o novo sistema de controle de ponto eletrônico nas unidades públicas municipais; efetuou o cabeamento de rede nas escolas, em todas as salas de aula, para que a instalação de computadores com acesso à internet se tornasse realidade; Assim, foram instalados laboratório de informática em todas as escolas municipais; O cabeamento de rede da Prefeitura Municipal também foi melhorado; E, por fim, foi adotado o TI Verde, que consiste na utilização de equipamentos simplificados (Thin Client) ligados a um único servidor com baixa manutenção e consumo de energia super reduzido (10 % do consumo de um computador comum);

Foram adquiridos neste ano:

Computadores - Estações de Trabalho

Notebook

Lousas Digitais

Servidor de dados

Thin Client

Impressoras

Todos estes investimentos totalizaram R$ 986.222,68 (novecentos e oitenta e seis mil duzentos e vinte dois reais e sessenta e oito centavos)

Além destes equipamentos, a Prefeitura conseguiu junto ao Governo Federal através do PROINFO, mais 08 laboratórios com 16 estações de trabalho cada para a Secretaria Municipal de Educação. Somando os 497 computadores (aquisição + PROINFO) + 16 notebooks + 70 Thin Client, chegou-se a quase 600 novas estações de trabalho renovadas ou ampliadas.

Todo esse investimento foi efetivado para concretizar condições de iniciar o processo de distribuição de sinal de internet gratuita. Em outubro de 2011, a empresa Radioscan foi contratada por processo licitatório para instalação da rede de distribuição do sinal de internet gratuita.

Até o final de janeiro deste ano, uma torre sobre a Caixa d'água do Samae com uma Estação Rádio Base (ERB) estará instalada. Em seguida, serão instalados outros sete pontos de distribuição de sinal com aparelhos que difundirão sinal nos bairros não alcançados pelas ERB.

Até maio, aproximadamente 85% da região urbana já estará coberta pelo sinal de internet gratuita.

Até o momento, a administração investiu um total de R$ 1.809.559,18 (um milhão oitocentos e nove mil quinhentos e cinquenta e nove reais e dezoito centavos) em aquisição de equipamentos de informática e comunicação, conseguindo, assim incluir Ibiporã no mundo digital com internet gratuita.