Publicado em: 13/01/2012 16:58

Administração assina contratos e ordens de serviço de 04 grandes obras

Administração assina contratos e ordens de serviço de 04 grandes obras Administração assina contratos e ordens de serviço de 04 grandes obras

A administração municipal iniciou o ano com um grande momento. Nos dias 11 e 12, o prefeito José Maria homologou licitação e assinou contratos e ordens de serviço referentes a reformas, ampliações e construções de 04 grandes obras na área da educação e 01 na área da saúde que, juntas, totalizam investimento de 1,8 milhões, sendo 1,7 milhões recursos próprios do município. Todas as obras tem entrega prevista até meados do ano.

Professores, servidores de saúde, conselheiros municipais, presidentes de associações de bairros, convidados e os próprios empreiteiros das empresas vencedoras das licitações se reuniram nesta manhã para as assinaturas. São elas:

EDUCAÇÃO

Reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil Bárbara Machado: no dia 11, o prefeito José Maria homologou a licitação para reformar e ampliar o CMEI Bárbara Machado. A empresa vencedora é a Monasa Engenharia Civil LTDA. O valor do investimento é de R$334.979,67, recursos do município.

Construção do Centro Municipal de Educação Infantil Pe. Cláudio Romano (Pró-Infância): desde o início da sua construção, em 2008, a Prefeitura e a construtora vencedora da licitação tiveram problemas e o contrato teve de ser interrompido antes da finalização do Pró-Infância. Após a abertura de uma nova licitação, a empresa vencedora - Froes Engenharia LTDA - deverá concluir o Centro de Educação Infantil em 60 dias. O valor da licitação é R$120.949,93, com recursos próprios do município e irá abrir 220 novas vagas.

Construção do Centro de Educação Infantil do Jardim Santa Paula: Atendendo reivindicação dos moradores da região, será construído um CMEI  com 110 vagas para crianças de 0 a 6 anos. O valor da licitação é de R$892.896,26, também com recursos próprios do município. A obra será executada pela empresa Garça Engenharia LTDA e deverá ser concluída em 05 meses.

Reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil Dalgima Eik Mendes Borges: a empresa Reconstrul Construções Civis LTDA ficará encaregada da obra que terá 245,70m²  de área reformada e 177,90m² de área reformada. O investimento é de R$280.313,47, recursos próprios do município. A obra tem previsão de ser entregue em 04 meses e também viabilizará 110 novas vagas.

SAÚDE

Reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Wilson Costa Funfas – UBS da Vila Esperança: a UBS da Vila Esperança será a terceira a ser reformada e ampliada, uma vez que já estão em estágio avançado as obras das UBS´s dos Jardins San Rafael e John Kennedy. Com investimento de R$559.822,75, a empresa Norma Construções Civis LTDA terá 05 meses para entregar a obra, que foi planejada para atender a população da Vila Esperança e de bairros próximos, que teve aumento populacional considerável nos últimos anos.

Novas obras se somam as melhorias já realizadas

Atualmente, 02 Centros de Educação Infantil estão sendo reformados e ampliados: Aracy Salinet Vieira e Cantinho Feliz, com investimento de R$146.054,69 e R$468.289,76 respectivamente, somando outras 100 vagas ao todo. Há ainda a previsão de abertura de licitação para construção do CMEI do jardim Malibu ainda para este mês, com valor estimado em R$1.450.000,00 e 180 novas vagas.

De acordo com a secretaria de educação, a demanda atual é de 1150 novas vagas. Considerando todos os investimentos, passam de 7 milhões somente em educação infantil, a administração planeja sanar o problema de vagas em centros de educação infantil até o fim de 2012.

De acordo com o prefeito José Maria, a atual administração está concretizando o planejamento de reestruturação física do sistema de ensino municipal. “Visando mais conforto e atenção às crianças e jovens, as novas obras irão se juntar aos reparos, melhorias e readequações que vem sendo realizados desde 2009. Das 25 escolas e CMEIS municipais, 8 já foram reformadas e agora temos mais estas pela frente”, afirmou.

A saúde é outra área que vem recebendo grandes investimentos da atual administração e está com a maioria das obras já em fase de finalização. O UPA (Unidade de Pronto Atendimento) está previsto para ser concluído em abril deste ano. O valor investido na obra é de R$2.900.000,00 mais R$500.000,00 em equipamentos. Para atender prontamente a população, 24 horas pro dia, será necessária a contratação de cerca de 52 novos servidores.

As UBS´s dos Jardins John Kennedy e San Rafael, que juntas somam investimento de mais de 1 milhão, tem previsão de entrega para os próximos 2 meses, assim como a Unidade de Atendimento à Mulher e à Criança, que já está finalizada e aguarda os equipamentos do Governo do Estado. O investimento é de R$552.000,00.

Recentemente, através de emenda do deputado federal André Vargas, a administração recebeu mais de 1 milhão em recursos para reforma e ampliação do Centro de Saúde Eugênio Dal Molin. A reforma deve ter início ainda no primeiro semestre. Também estão previstas abertura de licitações para reforma e ampliação das UBS´s do Serraia e do Jardim Pérola. Juntas, as obras de melhorias na área da saúde já somam aproximadamente 5 milhões de reais.

O empreiteiro César Rezende, da Norma Engenharia, empresa vencedora da licitação da UBS da Vila Esperança e das já em obras UBS´s dos Jardins John Kennedy e San Rafael e da Escola Alice Roma, fez questão de elogiar a administração pela quantidade de obras e melhorias no município. “Em Ibiporã há muito mais obras do que em cidades vizinhas bem maiores. Os esforços da administração em melhorar a qualidade de vida do cidadão são louváveis”, afirmou.