Publicado em: 21/01/2012 12:28

Reunião da Assistência traça planejamento para 2012

Reunião da Assistência traça planejamento para 2012 Reunião da Assistência traça planejamento para 2012

Planejamento e organização foram as palavras chave da reunião realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social com as lideranças de bairros e diretorias de associações de moradores de Ibiporã, na última quarta (18), no Centro de Convivência de Idosos (CCI).

De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Vieira Martins, o objetivo foi planejar as ações de 2012 colhendo as informações dos moradores.

"Nesse primeiro momento, a intenção foi acolher e valorizar os membros de associações de bairro presentes, pois sabemos das dificuldades enfrentadas para a manutenção de associações em pleno funcionamento e, em especial, do desafio para manter uma associação atuante e legalizada. Aproveitamos a oportunidade para sugerir o planejamento das ações para 2012, efetivando a integração entre as associações e a Secretaria. Acordamos que após essa reunião os presentes voltem às suas comunidades e coletivamente construam seu planejamento e nos entreguem até meados de fevereiro, para que possamos dar continuidade a esse processo participativo", disse Ana Cláudia.

Foram convidadas 18 associações e 20 pessoas participaram, representando nove bairros. Para Maria Lúcia Paulino, do Conjunto Pedro Splendor, a reunião foi muito boa. "Achei interessante nos reunirmos para planejar as ações. Uma parte depende da Assistência Social e outra vai depender de nós para que dê certo. A troca de experiências é muito importante e na reunião elas (assistentes sociais) ensinaram como a gente deve se planejar para fazer as coisas".

Ester de Moura, da Secretaria da Assistência destaca a importância de os bairros terem suas lideranças. "Buscamos fortalecer as lideranças comunitárias e estimular novos líderes. Nossa Secretaria, através do CRAS, assessora as associações, com um cronograma de ações para que sejam realizadas eleições nos bairros. É muito importante que cada comunidade perceba a valor de estar organizada", finaliza.

Parceria com Secretaria de Cultura e Turismo

O secretário de Cultura e Turismo, Júlio Dutra, também participou da reunião junto às associações de moradores, pois para 2012 a Fundação Cultural pretende desenvolver ainda mais atividades nos bairros. "A cultura em Ibiporã, assim como a assistência social, também desenvolve um importante papel social nas comunidades, pois atende à grande maioria das famílias por meio de eventos populares, cursos de dança, teatro, música, circo e artes. Ibiporã tem um diferencial muito grande que é o trabalho sócio-cultural desenvolvido aqui. Com esse chamamento realizado pela Secretaria de Assistência, a Secretaria de Cultura e Turismo e a Fundação Cultural poderão somar muito junto aos bairros".

As lideranças que não participaram desta primeira reunião podem procurar a Secretaria de Assistência para que sejam instruídos sobre como planejar. A Secretaria reforça o convite para que participem do próximo encontro, em fevereiro.

A participação de sua comunidade é muito importante!  Procure a Secretaria de Assistência Social (3178-8409).