Tecnologia da Informação

Veja como acessar a Internet Grátis

Veja como acessar a Internet Grátis Veja como acessar a Internet Grátis

Prezado cidadão:

A administração municipal de Ibiporã já iniciou a distribuição de senhas para os usuários que queiram acessar a internet grátis no Município. O Departamento de Tecnologia da Informação (TI) divulgou um informe com todos os passos para você acessar a internet nos primeiros bairros onde o sinal já está aberto. Venha até a Prefeitura e veja se a sua região está contemplada nesta primeira etapa. As orientações estão abaixo e também estão no site oficial do Município, no link "Ibiporã Cidade Digital".

Perguntas freqüentes - Internet Gratuita

1 - A internet Gratuita esta disponível para todos?
R: Sim, a todos os cidadãos maiores de 16 anos, sendo que o os menores de 18 anos precisam de autorização dos pais para fazer o cadastro e obter a senha.

2 - É preciso senha de acesso para utilizar a Internet Gratuita?
R: Sim, o cidadão deve comparecer à Prefeitura Municipal com documentos  pessoais  e comprovante de residência, assinar um termo de adesão ao projeto Internet Gratuita e retirar sua senha de acesso ao serviço.

3 - Qual a velocidade de conexão?
R: A velocidade de conexão é de 1 MB, dentro dos padrões estabelecidos pela ANATEL.

4 - A Internet Gratuita estará disponível em toda a cidade?
R: Sim, até julho o sinal estará disponível em toda a região urbana do município, porém a instalação da rede esta acontecendo por etapas. Na primeira etapa serão instalados os pontos de acesso nos seguintes bairros: Kaluana, Vila Esperança, Santa Paula, Terra Bonita, Vila Romana, Eloy Brusch (Viscardi) e na região central, com a instalação das antenas no SAMAE e nas proximidades do Campo Estrela (estádio municipal).

5 - O ponto de acesso atende apenas ao bairro onde ele esta instalado?
R: Não, o Ponto de Acesso atende a região à sua volta, podendo atender usuários que moram a até 1 Km do ponto de acesso (utilizando antenas externas). Por exemplo, O ponto de acesso instalado no Kaluana vai atender aos moradores dos Conjuntos Agenor Barduco, Afonso Sarábia e outros ao redor.

6 - Qualquer computador pode acessar a Internet Gratuita?
R: Sim, desde que o equipamento possua conectividade Wireless ou esteja ligado a um receptor de sinal de wireless (antena externa) por meio de cabo de rede ou porta USB.

7 - É preciso instalar algum aparelho para que eu receba o sinal da Internet Gratuita em casa?
R: Sim. É necessário que cidadão tenha instalado em sua residência, um aparelho de recepção de sinal homologado pela ANATEL.

8 - É possível se conectar com notebook, celular, tablet ou aparelhos móveis?
R: Sim, desde que o usuário esteja próximo, num raio de até 250 metros, de um dos pontos de acesso. Lembrando que, neste caso, a conexão também depende da potência de sinal do aparelho. Geralmente, aparelhos móveis, tem a potência de sinal reduzida para melhorar a durabilidade da bateria.

9 - Pra onde esta antena deve estar direcionada?
R: O direcionamento da antena depende de onde o cidadão reside, cada região da cidade tem um ponto de acesso diferente. No ato da inscrição, o usuário será orientado sobre qual o melhor ponto de acesso para sua residência.

10 - Qual o nome da rede de sinal da Internet Gratuita?
R: A rede de serviço de Internet Gratuita está identificada com IBIPORA-DIGITAL e não é exigido senha para se conectar a ela,  porém a senha será exigida quando o usuário abrir a primeira página na internet.

11 - Tenho que fazer alguma configuração especial em meu computador ou equipamento de recepção de sinal WiFi?
R: Sim, o equipamento (computador ou rádio) deve estar com a opção "Obter endereço IP automaticamente" habilitada. Caso esteja com IP fixo o serviço não funcionará.