Meio Ambiente

 

Publicado em: 06/02/2012 11:02

Reunião debate o cuidado com animais


Whatsapp

 

Reunião debate o cuidado com animais Reunião debate o cuidado com animais

   Na semana passada estiveram presentes no gabinete do prefeito José Maria integrantes do Instituto Carlos Galera, os quais pontuaram algumas situações sobre os animais errantes de nossa cidade e aspectos como a falta de castração e recursos.

   As estimativas da quantidade de animais abandonados nas ruas são pouco precisas e não oficiais, pois muitos animais têm dono e casa. No entanto, são criados do lado de fora da casa.

   Por meio de informações do Instituto Carlos Galera, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente acredita que Ibiporã tem, aproximadamente, 400 animais abandonados. Muitos desses bichos ainda são filhotes e, boa parcela, de raça. Os motivos alegados por aqueles que abandonam um animal são diversos: muita sujeira, soltam pêlos, crescem muito, ficam velhos, doentes, muito ativos, fazem muito barulho, agressivos, geram muitas despesas, etc.

   O abandono pode proporcionar espancamentos, mutilações, e atropelamentos. E, além de ser um ato criminoso e cruel, também traz diversas conseqüências para a população, como a proliferação desenfreada de animais de rua e a elevação de acidentes de trânsito.

   Mudar esse quadro depende da ação de cada um de nós. A esterilização de animais domésticos, associada à adoção, é fundamental para controlar a natalidade. O abandono pode ser evitado com a conscientização da população e pela vigilância das forças policiais.