SAMAE

 

Publicado em: 09/02/2012 09:53

Calor elevou consumo de água, aponta SAMAE


Whatsapp

 

Calor elevou consumo de água, aponta SAMAE Calor elevou consumo de água, aponta SAMAE

        Desde a chegada do verão, o Paraná está tendo problemas com o alto consumo de água. Durante a estação mais quente do ano, a sensação de calor aumenta e o nível de umidade relativa do ar diminui, o que torna os índices de consumo e desperdício de água maiores. A onda de calor que assolou o Estado nos últimos dias provocou um aumento de 30% no consumo de água e esse problema está sendo agravado pela falta de chuva que ocorre neste período do ano.

       Em algumas cidades a alta temperatura está batendo recorde também em consumo de água. Em Cascavel, a média da temperatura máxima para o mês de fevereiro é de 28,6 graus. No último domingo chegou a 37 graus e o reflexo no consumo de água foi imediato com aumento de 25%. Em Londrina, onde a temperatura chegou a 34 graus, a alta no consumo foi ainda maior, chegando perto dos 30%.

      Em Ibiporã as altas temperaturas da estação também produziram um acréscimo considerável no consumo da população e o SAMAE está trabalhando com esforços redobrados para atender a crescente demanda e procurando conscientizar a todos sobre a importância de evitar o desperdício de água tratada.

      Segundo dados divulgados pelo coordenador da Estação de Tratamento do SAMAE, Adilson Ribeiro, os meses de dezembro e janeiro tiveram um aumento de consumo na ordem de 19,97% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já em fevereiro, somente nos seis primeiros dias, houve um acréscimo de 23,79 % no consumo de água em relação ao mesmo período de 2011, o que pode ocasionar um aumento recorde no consumo este mês.

      De acordo com o presidente do SAMAE, Claudio Buzeti, no verão o consumo aumenta demasiadamente e o resultado para a comunidade não é só a possibilidade de haver racionamento de água, como está acontecendo em algumas cidades do Paraná, mas também de ter um aumento significativo no valor das faturas de água devido ao consumo alto.

      "Algumas cidades do Paraná já estão tendo problemas com o racionamento de água, o que não é o caso de nosso município por possuirmos dois sistemas de captação, do Ribeirão Jacutinga e do Aqüífero Guarani, mas assim mesmo a população não pode desperdiçar pois economizar é sempre preciso e quanto mais água sai pela torneira, mais o cidadão terá que pagar no final do mês", salientou o presidente.

     O SAMAE dá algumas dicas (abaixo) para que a população colabore usando a água racionalmente, reduzindo o tempo no banho, reutilizando a água usada na máquina e tanque de lavar roupa e economizando ao máximo ao lavar carro e calçadas, entre outras mudanças nos hábitos de consumo.

 

 

Confira algumas dicas para reduzir o consumo de água:

 

Para limpar a casa e o carro: - Reduza a lavagem diária de roupa.

Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

- Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.

- A água do último enxágüe do tanque ou da máquina pode servir para regar

jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.

- A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada.

Para "varrer" a sujeira, use a vassoura.

- Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxague com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.

Na higiene: - Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água.

Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.

- Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.

- Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.