Indústria e Comércio

Publicado em: 10/02/2012 15:15 | Fonte/Agência: colaborou Amanda Favoretto - PMI

Weber investe R$ 20 milhões em fábrica em Ibiporã

Weber investe R$ 20 milhões em fábrica em Ibiporã Weber investe R$ 20 milhões em fábrica em Ibiporã

O prefeito José Maria, a vice-prefeita Sandra Moya, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Manoelino de Carvalho, o gerente regional do SENAI, Alexandre Lourenço Ferreira, autoridades e empresários participaram, nesta terça-feira (8), da cerimônia de inauguração da fábrica da Weber Saint-Gobain em Ibiporã.

A unidade recebeu um investimento de R$ 20 milhões e irá produzir argamassas para todo o Paraná, Interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

A fábrica foi construída em 13 meses no terreno que pertencia ao grupo, onde está a Brasilit, na Rua Ronat Walter Sodré, 4100 - Parque Industrial IV.

A produção será bastante automatizada e a fábrica irá gerar, de imediato, 40 empregos diretos e 80 indiretos. Quando estiver com 100% da capacidade, serão 80 funcionários e 160 empregos indiretos.

A importância do evento pôde ser medida pela presença de diretores da Saint-Gobain até de fora do País: Claude Imauven, vice-presidente da Saint-Gobain e diretor do Pólo de Produtos para a Construção; Benoit D´Iribane, diretor da Saint-Gobain para o Brasil, Argentina e Chile; e Carlos Orlando, diretor geral da Weber Saint-Gobain.

Confira a entrevista com o prefeito José Maria:

Qual foi a participação da Administração Municipal na atração dessa fábrica?

José Maria: Assim que assumimos, fizemos uma análise dos nossos parques industriais e da potencialidade que tínhamos em área ainda não ocupada. Uma das áreas observadas foi justamente a da Quartzolit, Brasilit e outra, a do Muffatão. Fizemos um contato e quando representantes da Weber Saint-Gobain estiveram aqui, tive a oportunidade de cobrar os investimentos, mas eles já tinham um projeto pronto para a implantação dessa fábrica.

Foi mais um grande investimento para o Município...

José Maria: Foram R$ 20 milhões na construção, que fazem parte daqueles R$ 380 milhões que as empresas que se instalarão em Ibiporã já anunciaram. Isso vem gerar emprego, tributos e dinamizar a nossa economia. Nossa economia é bastante diversificada e com a ampliação dessa área de construção, fica mais forte e com maior base de sustentação. Para o município é muito interessante, pois a Weber deixará um agregado de R$ 20 a R$ 25 milhões por ano. Isso faz com que a nossa economia avance para que possamos estar próximos de um PIB de R$ 1,6 bilhão quando essas empresas estiverem em funcionamento.

Qual o perfil dos empregos criados?

José Maria: Nesta fábrica serão criados empregos mais qualificados, que exigem conhecimento de equipamentos computadorizados, isto é, trabalhadores melhor preparados. Isso reflete a nova fase que a nossa administração está buscando, que é a da indústria limpa, mas também de uma melhor massa de salário para os nossos trabalhadores.

A administração deu incentivos à empresa?

José Maria: O município participou no início da terraplanagem. Oferecemos o preparo do solo como estímulo para que eles pudessem se instalar mais rápido. Essa fábrica teve o incentivo da legislação e da própria postura dos empresários, que tinham a consciência de que o grupo tinha uma dívida com Ibiporã, pois onde está a Brasilit, há 20 anos era para ter se instalado uma fábrica de caixas d'água e outra de telhas ondinas. Como não fez, o processo foi descontinuado e a empresa não chegou nem a concluir a fábrica de telhas ondinas. Porém, agora veio e construiu no mesmo espaço uma bela planta que irá atender vários estados. Estamos muito felizes de poder contar com essa nova planta industrial em Ibiporã.

A EMPRESA

A Weber Saint-Gobain é lider no segmento de argamassas e pertence ao grupo francês Saint-Gobain, presente no Brasil desde a década de 1930. No Brasil ela tem 14 fábricas e faturamento de R$ 1 billhão (dados de 2010). Essa nova fábrica é fruto de um investimento de R$ 140 milhões na construção de quatro unidades (Camaçari-BA, Manaus-AM, Pacatuba-CE e Ibiporã-PR). O grupo Saint Gobain tem 19 empresas, 13 mil funcionários e faturamento médio de R$ 6,4 bilhões no Brasil.