Cultura e Turismo

Publicado em: 13/02/2012 12:27

Carnavais de Ibiporã em exposição no Museu

Carnavais de Ibiporã em exposição no Museu Carnavais de Ibiporã em exposição no Museu

A administração municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, abre nesta segunda-feira, dia 13 de fevereiro, a exposição "Carnavais de Ibiporã", uma retrospectiva dos carnavais realizados no município.

Será no Museu Histórico e de Artes de Ibiporã, ao lado do Cine Teatro (Av. Dom Pedro II, 368). O objetivo é resgatar a alegria e história desta festa popular tão brasileira. A mostra traz fotografias dos bailes no Clube 19 de Dezembro, na década de 50, que depois veio a se tornar o SERI. Mostra ainda os bailes no Clube de Campo do Café e traz também uma retrospectiva dos carnavais de rua já realizados na cidade.

Painéis do projeto Álbuns Urbanos, com fotos sobre a temática 'carnaval' também foram montados e já estão em espaços públicos da cidade, como a Fundação Cultural e a praça Pio XII.

A participação da comunidade foi essencial para a realização deste trabalho, pois boa parte das fotos foi trazida até o Museu Histórico por pessoas que participaram dos carnavais de Ibiporã e que aderiram com carinho a ideia da retomada dos carnavais na cidade, como destaca o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Dutra.

"Estamos buscando resgatar esta festa tão brasileira que acontecia em nosso município e reunia os foliões para se divertirem ao som das marchinhas carnavalescas. Ao começarmos as pesquisas para esta exposição, muitas pessoas da comunidade se propuseram a contribuir e trouxeram fotos que poderão ser vistas nessa exposição e também nos Álbuns Urbanos", firma.

SERVIÇO - A exposição "Carnavais de Ibiporã" segue até o dia 29 de fevereiro, de segunda a sexta, das 8h às 17h, no Museu, na Av. Dom Pedro II, 368, ao lado do Cine Teatro. Visitas guiadas podem ser agendadas pelos fones: 3178-0215 e 31780216.