SAMAE

 

Publicado em: 17/02/2012 08:10

Pregões


Whatsapp

 

Pregões         Pregões

 

 

        A Comissão de Licitações do SAMAE de Ibiporã divulgou relatório recente que demonstra mais uma vez a preocupação da Autarquia com a economia do dinheiro público.

       De um total de 128 processos licitatórios realizados, a maior parte, aproximadamente 60%, foi na modalidade de Pregão Presencial, instituída pela Lei Federal nº 10.520/2002, onde vence a licitação quem fornecer o menor valor na disputa de preços. Nesta modalidade a Autarquia novamente bateu seu recorde do último ano chegando ao expressivo número de 76 Pregões para aquisição de bens e serviços.

       Entre as demais licitações efetuadas em 2011, conforme a Lei Federal nº 8.666/93, o SAMAE finalizou o ano com apenas 01 Convite, 06 Inexigências e 45 Dispensas.

       O fato dos Pregões serem a modalidade prioritária adotada pelo SAMAE trouxe a Autarquia uma economia estimada de R$ 820.331,92 em relação ao preço inicialmente orçado antes das disputas entre as empresas participantes dos processos licitatórios. Esse montante é estimado, pois a maior parte dos Pregões é realizada no Sistema de Registro de Preços onde não há obrigação de se adquirir o que foi licitado, ficando o preço apenas registrado para eventuais necessidades, mas os números demonstram uma redução expressiva que foi de 7,02% até 64,45% do valor originalmente licitado, gerando uma grande economia aos cofres da Autarquia.

      Segundo Sérgio Issao Ushijima, Pregoeiro do SAMAE, o Pregão é a forma mais democrática e isonômica para aquisição de bens ou contratação de serviços, pois é dada ampla publicidade com os avisos sendo publicados no jornal oficial do município e no Mural de Licitações do Tribunal de Contas do Estado e o próprio Edital ficando disponível a todos os interessados no site do SAMAE, gerando desta forma uma maior competitividade e ampla concorrência aos licitantes.

      "A economia que tivemos só foi possível devido à modalidade de Pregão que permite aos licitantes baixarem seus preços durante a sessão de julgamento, diferente das demais modalidades licitatórias onde a Proposta não pode ser alterada", salientou o Pregoeiro.

      De acordo com Diretor Presidente do SAMAE, Claudio Buzeti, a Autarquia vem efetivando ano após ano o Pregão como forma prioritária de compras e contratações uma vez que a economia fica evidente quando se homologa as licitações.

     "O SAMAE demonstra através de seus procedimentos licitatórios a preocupação com os cofres públicos e também com a qualidade dos produtos e serviços contratados uma vez que a Autarquia realiza uma rigorosa fiscalização para recebimento dos objetos que adquire", salientou o Diretor Presidente.                                              

 

Pregão realizado no SAMAE: Economia e Transparência na Administração Pública