Indústria e Comércio

Publicado em: 17/02/2012 16:00

Administração adquire 3,3 alqueires para novas empresas

Administração adquire 3,3 alqueires para novas empresas Administração adquire 3,3 alqueires para novas empresas

Com o objetivo de aumentar os investimentos, criar empregos e viabilizar a instalação de novas empresas no Condomínio Empresarial, a administração municipal de Ibiporã acaba de adquirir uma área de 3,3 alqueires (79.828,08 m²) anexa ao empreendimento.

A negociação foi concluída na terça-feira (14/2), com o pagamento ao proprietário no valor de R$ 845.379,36 feito pelo secretário municipal de Finanças, José Aparecido de Abreu. "Esse dinheiro é fruto dos impostos pagos pela população de Ibiporã e resultado dos esforços da administração em economizar e bem empregar os recursos públicos", afirmou o prefeito José Maria.

A Prefeitura adquiriu o terreno para incorporá-lo ao Condomínio, com o objetivo de instalar no local, novas empresas, como a Bimbo do Brasil (alimentos), multinacional com sede no México que investirá R$ 36 milhões na sua unidade em Ibiporã.

FOMENTO À INDUSTRIALIZAÇÃO

O Condomínio Empresarial é um projeto do prefeito José Maria, de fomento ao desenvolvimento local, iniciado em 2009 e já consolidado. A administração fez a aquisição da área, doou os terrenos às empresas e está investindo permanentemente na oferta de infraestrutura: terraplenagem, galerias de água e esgoto, meios-fios, asfalto e energia.

Uma vez atendidos com a terraplenagem, os empresários partem para a construção dos barracões, com recursos próprios. Duas empresas já estão com suas sedes construídas no local e iniciaram as atividades em 2011: Palha Indústria e Comércio de Alimentos (batata Pratic Leve) e Rufini Alimentos (Pão Pullmann). Outras duas, Sache Collor e JMF Construtora, estão com as obras em andamento.

ASSEMBLEIA DO CONDOMÍNIO

A decisão de anexar ao condomínio essa nova área adquirida pela Prefeitura foi tomada em assembleia do condomínio, realizada no dia 2 de fevereiro, na sala de reuniões do gabinete.

O encontro teve a presença da vice-prefeita Sandra Moya, dos secretários municipais de Indústria e Comércio, Manoelino de Carvalho, e de Finanças, José de Abreu, e de 11 empresários.

A metragem da nova área, descontando rua e calçada, totaliza 69.000 m². A aquisição foi bem recebida, já que reduzirá a taxa de investimento e de manutenção dos condôminos.

Em votação unânime, aprovaram a anexação do terreno. Dessa forma, a área de 169.200 m² passa a ser de 249.000 m².

AMPLIAÇÃO

De acordo com os condôminos, as modificações serão visíveis. Além do aumento da metragem, haverá a construção de novos muros, calçadas e até uma nova portaria. A ampliação da área implicará em novas empresas que, por sua vez, aumentarão o fluxo de caminhões e bitrens. Dessa forma, a proposta é fazer uma saída exclusiva para esses veículos.

Segundo o síndico do condomínio, Rogério Chineze, proprietário da Palha Indústria e Comércio, "o que era um sonho, agora é realidade". "É um privilégio estar aqui (condomínio). Hoje, a procura por terrenos no nosso empreendimento aumentou, pois arriscamos primeiro. Esta vinda (de novas empresas) agregará valor ao condomínio e à cidade de Ibiporã", afirmou Chineze.