Publicado em: 07/08/2009 09:15

Educarte leva música e teatro aos alunos da rede municipal

O projeto Educarte, da Prefeitura de Ibiporã, iniciou-se em junho de 2009 com as disciplinas de Educação Musical Infantil e Iniciação ao Teatro. É uma parceria da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural de Ibiporã com a Secretaria Municipal de Educação.

Um dos objetivos é incluir a música como disciplina curricular das escolas de período integral. Vale ressaltar que as escolas públicas e privadas de todo o Brasil têm até 2011 para incluir o Ensino de Música em sua grade curricular. A exigência surgiu com a Lei Federal nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deverá ser conteúdo obrigatório em toda a educação básica.

A aquisição desses instrumentos musicais vai complementar as aulas de educação musical, proporcionando uma vivência musical e cultural mais concreta, sem contar com os benefícios educativos, como: melhor concentração, disciplina, motricidade, desenvolvimento da percepção sonora, conhecimento histórico musical e até para outros sistemas de aprendizagem, como a socialização.

Atualmente, mais de 500 crianças estão inseridas neste processo educacional. O projeto Educarte tem como grande desafio para 2010 ampliar suas atividades culturais incluindo outras áreas do conhecimento artístico cultural nas escolas municipais de Ibiporã.

A coordenadora é Kettlyn Matsunaga e os professores do projeto são Luciana Gléria (educação musical infantil), Nathany Ferreira e Willian de Oliveira (teatro infantil) e Vânia da Silva Reis.

Escolas Atendidas:

Escola Municipal Almerinda do Nascimento (Jardim Éden)

Escola Municipal Mario de Menezes (Jardim Bom Pastor)

Escola Rural Municipal Castelo Branco (Taquara do Reino)

Escola Rural Municipal Sebastião Luiz de Oliveira (Jardim John Kennedy)