Publicado em: 27/04/2012 14:30

É hoje a inauguração da Estação Ferroviária!

É hoje a inauguração da Estação Ferroviária! É hoje a inauguração da Estação Ferroviária!

O prédio da antiga Estação Ferroviária de Ibiporã será hoje (27/04) devolvido à população totalmente restaurado e remodelado. A construção ficou linda com a reforma, que manteve todas as suas características arquitetônicas originais, mas valorizou o espaço, que abrigará agora o Museu do Café. O investimento total foi de aproximadamente R$ 1,5 milhão, sendo R$ 975 mil do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e R$ 500 mil de recursos do Município.

A cerimônia de entrega do prédio e de todas as obras do entorno que integram o Centro Socioeducacional Turístico e Cultural de Ibiporã será hoje, às 20 horas, com as presenças do prefeito José Maria, da vice-prefeita Sandra Moya, do deputado federal André Vargas (autor da emenda parlamentar no valor de R$ 975 mil para a obra junto ao Governo Federal) e de dezenas de autoridades e pioneiros que ajudaram a construir a história de Ibiporã. A expectativa é que a solenidade reúna 2 mil pessoas. Toda a população é convidada.

MÓVEIS FEITOS DE PEROBA

A decoração interna da Estação Ferroviária foi toda feita com madeira de peroba aproveitada da antiga arquibancada do Estádio Municipal José dos Santos, que foi desmontada.

Dessa forma, a Administração Municipal reutilizou o material e deu uma finalidade nobre para uma madeira extremamente nobre que fez parte da identidade de Ibiporã e de todo o Norte do Paraná. Foram feitas de peroba 120 cadeiras, 30 mesas, 60 cachepôs (floreiras), 3 cristaleiras, 20 nichos e 20 painéis para exposição de fotos do museu, todos em madeira aparente.

Quem for hoje à estação já poderá ver também a nova exposição do projeto "Álbuns Urbanos", que conta, por meio de fotos, toda a história da estação de trem. São grandes painéis expostos ao ar livre, que mostram desde os primórdios da estação, na década de 30, quando ela surgiu como estação de passageiros, passando período em que ficou abandonada (a partir da década de 70), e chegando ao cenário atual, com o prédio totalmente recuperado e restaurado.

NOVO PONTO TURÍSTICO

Os atrativos dados pela administração ao novo espaço O tornarão ponto obrigatório de visitação de turistas e espaço de convivência para as famílias de Ibiporã.

VALORIZAÇÃO

De acordo com o prefeito José Maria, "esta é uma obra que devolveu aos cidadãos de Ibiporã um patrimônio histórico que estava abandonado desde a desativação da estação, na década de 70". "Essa obra valorizou toda aquela região da cidade. Recuperamos um importante espaço urbano, que será muito utilizado e que aumentou a auto-estima dos moradores do entorno", destacou o prefeito José Maria.

SONHO REALIZADO

A vice-prefeita Sandra Moya afirmou: "A revitalização da Estação Ferroviária é um sonho de muitos, que hoje se torna realidade. Deu vida a todo o complexo que, além de resgatar a história e a memória de nosso povo com a Estação Ferroviária, contempla um espaço educacional e social. Será mais uma grande obra que vem somar com todo o trabalho cultural já realizado em Ibiporã."

Já o secretário municipal de Cultura e Turismo, Júlio Dutra, arquiteto e autor do projeto, declarou: "Essa não é simplesmente uma estação ferroviária revitalizada ou mais um espaço construído. É um local que carrega fortes marcas de chegadas, partidas e destinos de vidas. Por ali chegaram pessoas somente com suas malas e que concretizaram sonhos, constituíram famílias e contribuíram para o progresso desta Terra Bonita", afirmou.

OS ESPAÇOS

O novo complexo da Estação Ferroviária englobará o Museu do Café, um Centro de Produção (artesanato, gastronomia, costuras e telecentro), a nova sede da Secretaria Municipal de Educação (incluindo anfiteatro), a nova sede da Secretaria de Assistência Social e o CRAS.