Publicado em: 03/05/2012 10:00

Dr. Justino

Dr. Justino Dr. Justino

Emoção. Muita emoção. Assim pode ser descrito o que sentiram as pessoas que participaram da entrega da obra Leide-N-Mítica e homenagem ao Dr. José Justino Alves Pereira, pelos relevantes serviços prestados a Ibiporã, no último dia 25.

Em uma noite marcada por discursos emocionados e emocionantes - haja coração, como frisou bem o homenageado - os presentes puderam relembrar um pouquinho da história do Dr. Justino, com a apresentação de um vídeo com diversos depoimentos de familiares e amigos, produzido pela Fundação Cultural de Ibiporã.

A homenagem, realizada pela administração municipal, contou com a presença da sua esposa Ildeman, demais familiares e amigos do homenageado, do vice-governador e secretário de educação do Paraná, Flávio Arns, e sua esposa, Odenise Arns, da presidente da Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR), Neuza Soares de Sá, do artista plástico Henrique de Aragão,  sua esposa Ildeman além do prefeito José Maria e da vice Sandra Moya.

Neuza de Sá agradeceu o Dr. Justino em nome de toda a APAE. "Em nome de todos os presidentes das APAEs do Paraná, das 341 instituições, dos nossos 41 mil alunos e, consequentemente, das 40 mil famílias, nós só temos a agradecer ao Dr. Justino. É uma emoção muito grande", afirmou.

Flávio Arns, em seu discurso, lembrou de todos os feitos realizados pelo homenageado e finalizou afirmando: "Amor é a palavra chave para definir um homem de tantas obras".

O prefeito José Maria também fez questão de relembrar os feitos do Dr. Justino para Ibiporã. "Pioneiro no município, Dr. Justino desenvolveu com a comunidade de Ibiporã uma relação de amizade, companheirismo e de cidadão preocupado com o bem-estar de seus semelhantes, é um grande exemplo a todos os cidadãos e nós temos a honra de tê-lo conosco", afirmou o prefeito.

O tributo ao médico foi seguido de um espetáculo de luzes, acrobacia e música para apresentar a nova obra de arte do município: Leide-N-Mítica, do artista plástico Henrique de Aragão, em homenagem ao doutor Justino. Confeccionada em metal, a obra é, sobretudo, "um símbolo de amor, sentimento que o doutor Justino dedicou, dedica e dedicará sempre ao próximo, especialmente àqueles que são excluídos", como refletiram as palavras do artista na oportunidade.

História do Dr. Justino Alves Pereira

Pioneiro da Educação Especial no Paraná, doutor Justino nasceu em Minas Gerais em 1923 e mudou-se para Ibiporã na década de 40, recém formado no curso de medicina, para trabalhar com seu tio, Dr. Mauro Feu Filgueiras, no Hospital Santa Terezinha. Desde então, acolheu Ibiporã como sua cidade.

Dr. Justino também é "a constituição do Movimento Apaeano", o qual se dedica há mais de 50 anos. Fundador de várias APAEs, entre elas a de Ibiporã e Curitiba e presidiu a Federação Nacional das APAEs (FENAPAEs). Na política, atuou como vereador em Ibiporã. Foi também deputado estadual, deputado federal e Secretário de Saúde do Estado do Paraná e chefe de gabinete dos ministérios da Educação (gestão de Ney Braga) e da Saúde (Mário Lemos).

Leide-N-Mítica já está na Praça Eugênio Sperandio

A escultura, entregue como homenagem ao médico, faz parte do museu de escultura ao ar livre de Ibiporã, que hoje é visitado por muitos turistas por meio da Rota do Café, e já está fixada na Praça Eugênio Sperandio.