Publicado em: 11/05/2012 14:29

Providências serão tomadas na Rodoviária

Providências serão tomadas na Rodoviária Providências serão tomadas na Rodoviária

A Administração Municipal realizou no último dia 9 uma reunião, convocada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que buscou apontar ações viáveis para melhorar a situação no entorno da Rodoviária de Ibiporã.

O local passou a receber novamente uma concentração de moradores de rua, situação que tem incomodado a vizinhança e oferece insegurança, por isso exige uma ação mais efetiva dos órgãos públicos, principalmente Prefeitura e Polícia Militar.

Os participantes apontaram que há vendedores ambulantes irregulares no local, comercializando, por exemplo, DVDs piratas, produtos sem licença sanitária e sem alvará. Também aumentou o número de pessoas em situação de rua, oriundas de outros municípios.

Uma das solicitações feitas pela secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Vieira Martins, é que haja continuidade nas ações de fiscalização de camelôs por parte da Prefeitura e rondas constantes no local por parte da Polícia Militar. Na quinta-feira (10), o Setor de Fiscalização da Prefeitura já iniciou as blitz e notificações.

"A PM não está sendo ostensiva no local e a população, de forma geral, tem sido complacente com os moradores de rua, dando cobertores, colchões, roupa e comida. Daí eles se acomodam e não querem voltar para suas cidades, nem para suas famílias. Essa comoção popular não tem favorecido o encaminhamento e o retorno dessas pessoas para as suas origens", afirmou Ana Cláudia.

CAMPANHA EDUCATIVA

Outra ação será uma Campanha Educativa Municipal para que a população entregue as doações para entidades específicas e não as faça diretamente ao morador de rua. Conversou-se ainda sobre a possibilidade de afastamento da rodoviária do Centro da cidade, mas é um projeto para o futuro.

Participaram o prefeito José Maria, o comandante da Polícia Militar em Ibiporã, Ademar Vieira, os secretários municipais Ana Cláudia Martins (Assistência), Juarez Ignacio (Administração), Leilaine Rodrigues (Saúde) e Marcelo Pereira (Obras e Serviços Públicos), diretores e servidores de vários setores, como: Tributação (Débora Borges e Raquel dos Reis), Vigilância Sanitária (Luiz Loredo), Fiscalização (Gustavo Pelizer), Patrimônio (Alan Diego), Obras (Gimeri Calsavara), CREAS (Carla Sabino e Maria Carolina Vilaça) e Assistência Social (Ester de Moura).