Publicado em: 21/08/2009 10:45

Novos conselheiros da comunidade tomam posse na Prefeitura

Novos conselheiros da comunidade tomam posse na Prefeitura Novos conselheiros da comunidade tomam posse

"Garantir a participação e o apoio da comunidade na nossa Administração". Estas foram as palavras do prefeito José Maria Ferreira, na solenidade de posse dos novos representantes da sociedade civil de Ibiporã em dois Conselhos Municipais, o da Criança e do Adolescente e da Assistência Social. O ato aconreceu no último dia 13, na sala de reuniões da Prefeitura.

José Maria ressaltou que os Conselhos Municipais presentes no município, como o da Assistência Social, dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Trabalho, do Meio Ambiente, da Saúde e da Educação, entre outros, constituem-se “espaços legítimos de participação popular”. “Por isso, na nossa Administração, a atuação destes conselhos será estimulada ao máximo”.

Os Conselhos Municipais são formados paritariamente, isto é, 50% de representantes do poder público e 50% de representantes da sociedade civil organizada. Este aspecto garante discussões de qualidade e, principalmente, a indicação de soluções para os problemas cotidianos do município.

Os representantes do poder público já haviam sido nomeados pelo prefeito no início do ano, e agora foram eleitos e empossados os da sociedade civil. A eleição aconteceu durante as Conferências Municipais. A do CMDCA foi realizada dia 25 de junho e do CMAS dia 9 de julho.

A secretária de Assistência Social, Carla Adriana Sabino Saches, comentou que as conferências municipais da Assistência e dos Direitos da Criança e do Adolescente, foram marcadas pela maciça participação da população e dos representantes das várias entidades e programas presentes no município. A secretária salientou ainda que, este ano, além das Conferências Municipais já realizadas, haverá ainda a eleição de outro importante conselho, o Conselho Tutelar, o que demandará grande empenho da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Também esteve presente no ato de posse dos novos Conselheiros, a primeira-dama e presidente da APMIF, Sra. Eliana Eik Borges Ferreira, que atuou na implantação e fez parte do primeiro Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ibiporã. Eliana comentou que já naquela época, quando pouco se falava de ‘administração participativa’, a administração de José Maria já estimulava a participação da comunidade nas decisões da administração, exemplo disto foi a campanha ‘Para Ibiporã Refletir’ que, na época, interferiu de forma prática nas decisões do Executivo.

A secretária municipal de Assistência Social, Carla Adriana, encerrou a reunião convocando todos a exercerem com afinco as atribuições inerentes a cada Conselho e se esmerarem na indicação de soluções para o dia-a-dia de nossa cidade.