Assistência Social

Publicado em: 18/05/2012 09:39 | Fonte/Agência: Fonte: www.portaldoconselhotutelar.com.br

HOJE (18/5): Dia Nacional do Combate ao Abuso de Crianças e Adolescentes

HOJE (18/5): Dia Nacional do Combate ao Abuso de Crianças e Adolescentes HOJE (18/5): Dia Nacional do Combate ao Abuso de Crianças e Adolescentes

VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

LEMBRAR É COMBATER – ESQUECER É PERMITIR!

Todo dia é dia de se mobilizar contra toda forma de violência contra crianças e adolescentes. Porém o dia 18 de maio constitui-se num momento especial de reflexão e ação. É neste dia que somos convocados a nos mobilizar e agir para que a violência sexual contra crianças e adolescentes seja, de fato, eliminada de nossa sociedade.

Para isso é preciso esclarecer a população e incentivar a denúncia. Denunciar os casos suspeitos é fundamental para o enfrentamento da violência.

Veja a seguir os sinais que indicam uma possível violência sexual.

Sinais de Alerta!

A criança vítima de violência sexual emite sinais que podem ser observados pela família, por amigos ou educadores.

Veja alguns destes sinais:

• Roupas íntimas rasgadas e/ou com manchas de sangue,

• Queixas de dor e/ou dificuldades para caminhar,

• Doenças sexualmente transmissíveis,

• Perda da fala,

• Distúrbios do sono, como agitação, terror noturno ou pesadelos,

• Xixi na roupa ou na cama após os sete anos de idade ou quando não há nenhum problema físico visível,

• Distúrbios da alimentação, como falta de apetite ou excesso de peso devido alimentação desregrada,

• Dificuldades de concentração na escola e baixo rendimento escolar,

• Poucas relações de amizade,

• Comportamento agressivo, autodestrutivo, tímido, submisso ou retraído,

• Tristeza constante, choro frequente  e pensamentos suicidas,

• Estado de alerta permanente, com receio de que algo ruim aconteça,

• Medo de ficar só ou em companhia de determinada pessoa,

• Fugas de casa.

Nos casos de suspeita ou confirmação de violência contra crianças ou adolescentes, não tenha medo, DENUNCIE!

Procure o Conselho Tutelar. Lá você será ouvido e orientado.

Lembre-se: Esquecer é permitir – Lembrar é combater!