Publicado em: 18/05/2012 16:10

Apresentação da nova sede do CRAS

Apresentação da nova sede do CRAS Apresentação da nova sede do CRAS

A Sra. Aparecida Peretti Pelisson, que iniciou o trabalho da assistência social em Ibiporã, recebeu uma bela homenagem da Administração Municipal na noite de quinta-feira (17/7), por ocasião da apresentação da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), construída abaixo da Estação Ferroviária e que integra o novo Complexo Sócio-Turístico e Educacional de Ibiporã, entregue em abril e que recebeu investimento de R$ 1,5 milhão.

Dona Aparecida Pelisson se emocionou com a apresentação de um vídeo produzido pela Secretaria Municipal de Cultura em homenagem a ela, que foi a primeira mulher vicentina de Ibiporã, prestando assistência voluntária aos necessitados, sem distinção de raça, cor, classe social ou credo.

HOMENAGEM À FAMÍLIA

Após a apresentação, o prefeito José Maria entregou-lhe o filme como um presente da Administração à sua família - estavam presentes também os filhos de Aparecida: Daniel Pelisson (ex-prefeito de 1983 a 1988), Terezinha, Jorge, Marcos e Marcelo. A surpresa seguinte foi uma apresentação do Coral Santa Cecília, uma homenagem dos amigos de Dona Aparecida.

Entre as autoridades que a homenagem e agradeceram a todos os ibiporaenses que trabalham no atendimento voluntário aos carentes, estavam o prefeito, a vice-prefeita Sandra Moya, a primeira-dama Eliana Eik Borges Ferreira, a secretária de Assistência Social, Ana Cláudia Vieira Martins; os vereadores João Coloniezi e Carlos Pauletti, a chefe do Escritório Regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Elizanete Pinho; e a coordenadora do CRAS, Cássia Carolina Geha.

Conhecido popularmente como porta de entrada da assistência social, o CRAS é uma unidade pública responsável pela oferta de benefícios e serviços continuados, que atua com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando à orientação e fortalecimento do convívio sócio familiar.

AGRADECIMENTOS

A secretária de Assistência Social, Ana Cláudia, agradeceu à Administração por priorizar a construção de uma sede com espaço adequado e fácil acesso para a população: "Essa nova sede do CRAS é uma marca da política da assistência em Ibiporã. Oferecer um espaço definitivo para gerir um órgão que operacionaliza benefícios municipais, estaduais e federais é, sem dúvida, um reconhecimento da Administração ao trabalho realizado pela assistência social", enfatizou a secretária.

"E ainda poder coroar essa inauguração homenageando a Dona Aparecida, que tem uma relação estreita com o início do serviço social, é algo maravilhoso. Hoje, a assistência social no Brasil ganhou status de política pública. Mas isso só foi possível porque, ao longo da história, muitas senhoras Aparecidas se incomodaram com a injustiça social. Agradeço a todos os envolvidos, em especial à Secretaria de Cultura, pela parte artística, que tanto emocionou essa homenagem, por ter cuidado de todos os detalhes", agradeceu Ana Cláudia Martins.

PRIORIDADE À ASSISTÊNCIA SOCIAL

O prefeito José Maria também ressaltou a importância de mais uma conquista. "A Administração está se esforçando para que as políticas públicas evoluam. Hoje, a população carente é assistida de maneira cada vez melhor por conta do novo espaço, da contratação de mais profissionais, da descentralização do serviço, que hoje leva as ações para comunidades mais distantes. E também por conta de mais recursos materiais disponíveis para as assistentes sociais, o que permite agilizar o serviço".

"E nada mais justo do que homenagear a Sra. Aparecida em nome de todas as vicentinas, que realizam ações que refletem tão bem essa vontade de auxiliar o próximo. Com certeza é esse papel que o CRAS, juntamente com a Assistência Social, podem ter como exemplo", afirmou José Maria.

CONFERÊNCIAS VICENTINAS

Na homenagem, foi registrada também a presença de várias conferências vicentinas: Nossa Senhora do Carmo, São Paulo Apóstolo, Divino Mestre, Santa Maria, Nossa Senhora da Paz, Vicentina Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Perpétuo Socorro. E antes do descerramento da placa, foi dirigida uma bênção ao CRAS pelo diácono Jaime Sípoli, representando a Paróquia Nossa Senhora da Paz, e pelo pastor Samuel Dananson, representando o Conselho de Pastores (OMEI).