APMIF

Publicado em: 21/05/2012 12:05

APMIF celebrou o Dia da Família

APMIF celebrou o Dia da Família APMIF celebrou o Dia da Família

Uma reunião com os pais de alunos e os professores das quatro Escolas de Formação e Cidadania, realizada no novo auditório da Secretaria Municipal de Educação, na terça-feira (15 de maio), marcou o Dia Nacional da Família em Ibiporã.

O evento foi organizado pela Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família de Ibiporã (APMIF), que tem buscado inserir e valorizar as famílias no trabalho que é realizado com seus filhos. Desde 2009, a entidade vem promovendo palestras com o objetivo de discutir a importância da família na sociedade e esta foi a primeira reunião de 2012. Em setemrbo haverá outra.

Além de apresentações musicais, oração e divertimento para as crianças do lado de fora (cama-elástica, algodão-doce e cachorro quente), o evento teve várias mensagens aos pais, dirigidas pelo prefeito José Maria, pela primeira-dama Eliana Eik Borges Ferreira, pela secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Vieira Martins, e pelo diretor da Escola de Formação e Cidadania, Nivaldo Manoel de Souza.

A primeira-dama Eliana abriu o encontro, fazendo uma explanação sobre a estrutura da escola, implantada na sua gestão à frente da APMIF. Enfatizou a importância da preservação do núcleo familiar para a formação do caráter dos filhos e lembrou do trabalho dedicado que vem sendo feito em Ibiporã pela Escola de Formação e Cidadania para estruturar as famílias dos projetos e formar nos pais e filhos uma consciência cidadã.

"Nossos educadores acreditam que o trabalho que realizam pode fazer uma grande diferença na formação e educação das crianças atendidas, e o fazem com amor", afirmou Eliana.

Ela apresentou, além de outros trabalhos com as crianças e adolescentes, as atividades de "Resgatando Valores", que são iniciadas na segunda-feira com o uso do "Dado do Amor": cada face tem uma afirmativa, como por exemplo, "respeitar o próximo", que são trabalhadas pelas educadoras com os alunos durante a semana.

ESTRUTURA DA ESCOLA DE FORMAÇÃO

Há atualmente cerca de 550 alunos matriculados nas quatro Escolas de Formação: Centro (no CSU, onde há os Módulos I, II e III), Ambiental (na Vila Esperança), Taquara do Reino e Jardim San Rafael. No Centro, há ainda o Módulo III Profissionalizante, onde são formados e preparados para o mercado 180 adolescentes aprendizes.

A secretária de Assistência Social, Ana Cláudia, explicou o novo plano de trabalho da Secretaria e falou sobre as ações de acompanhamento e prevenção à desestruturação familiar.

INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO

O prefeito José Maria encerrou destacando que é preciso resgatar os valores da família e enumerou as obras que a atual Administração vem executando em Ibiporã, principalmente na área da educação, para melhor formar as crianças e os adolescentes do futuro. Desde 2009 a Administração já entregou, reformadas ou ampliadas, 13 unidades de ensino (escolas e creches) e está com outras sete em execução.