Cultura e Turismo

 

Publicado em: 21/05/2012 12:07

Coordenadoras do Cosem elogiam trabalho de Ibiporã


Whatsapp

 

Coordenadoras do Cosem elogiam trabalho de Ibiporã Coordenadoras do Cosem elogiam trabalho de Ibiporã

   As coordenadoras do Sistema Estadual de Museus (Cosem), Christine Vianna Baptista e Sueli Deschermayer, estiveram em Ibiporã no último final de semana para conhecer o trabalho de resgate histórico no município.

   Conheceram o Espaço de Memória, os projetos "Contos e Causos" e "Álbuns Urbanos", pelos quais mostraram bastante interesse, por se tratarem de iniciativas inovadoras e bastante atrativas.

   "Estes projetos são de relevante importância, pois existe uma interação entre o trabalho de resgate e a comunidade de forma bastante direta.", salientou Christine.

   Após a visita ao Espaço de Memória, as coordenadoras conheceram as instalações da Secretaria de Cultura, a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI e o recém-inaugurado Museu do Café, que as impressionou pelo espaço físico todo revitalizado e que passou a servir de exemplo para outros municípios.

   "O que vimos aqui nos surpreendeu muito, pela organização e pelo trabalho consistente em prol do resgate da história e do envolvimento do poder público com a comunidade. Ibiporã será exemplo nos nossos encontros com os museus do Paraná", afirmou Sueli.

   Segundo as coordenadoras da Cosem, em breve será formalizado um convite para o secretário de Cultura e Turismo, o arquiteto Julio Dutra, para repassar aos municípios do Paraná a experiência realizada em Ibiporã. Em setembro, o secretário participará de um encontro em Londrina como palestrante.

   "Quando vi tudo isso acontecendo aqui, pensei que Ibiporã possuía uma equipe multidisciplinar, e o que vi foi uma equipe bem pequena, mas que trabalha com seriedade e respeito pela história e pelos pioneiros locais. A administração e a cultura de Ibiporã estão de parabéns", completou Christine.

   O secretário Julio Dutra disse que a visita e a avaliação  impulsionam cada vez mais a equipe a trabalhar pela história de Ibiporã. "Realmente somos uma equipe pequena, mas que sente orgulho em poder organizar e inserir a comunidade nos fatos que construíram Ibiporã. Iremos com prazer contar a nossa experiência a outros municípios. Pensávamos que iríamos receber muitas críticas sobre a melhoria dos espaços e do trabalho realizado, afinal não somos historiadores  e muito menos museólogos. Mas foi o inverso: a forma como tratamos  a nossa memória passou a ser exemplo e mais uma vez Ibiporã servirá de correlato para outros municípios", comemorou Julio Dutra.