Publicado em: 23/02/2009 13:13

Prefeitura dá a largada para revitalização da Ferroviária

Prefeitura dá a largada para revitalização da Ferroviária Sinal verde para a revitalização da Ferroviária

Acontece nesta sexta-feira, 28 de agosto, às 10 horas, no Cine Teatro Municipal Pe. José Zanelli, o ato de doação para a Prefeitura do imóvel  onde está a Estação Ferroviária de Ibiporã. Estão confirmadas as presenças do ministro de Planejamento e Gestão, Paulo Bernardo, do deputado federal André Vargas, do prefeito José Maria, da vice, Sandra Moya, e secretários municipais.

A doação do imóvel se faz necessária pois o projeto que prevê um Centro Sócio-Educativo Turístico e Cultural no local já está tramitando na Redur (órgão responsável por administrar verbas federais).

O prédio onde ficava a Estação Ferroviária será todo restaurado e dará lugar ao Museu do Café, que contará a história desde a chegada dos pioneiros ao município e a importância do café para a cidade e a região. As casas que estão no pátio da ferroviaria darão lugar a um Centro de Produção de Artesanato, que atenderá o Centro de Convivência de Idosos (CCI). Ao lado da Ferroviária será construída uma edificação de 700 m2 para abrigar o centro sócio-educativo e um anfiteatro com 200 lugares.

A Secretaria Municipal de Assistência Social também terá um espaço no local onde hoje estão implantadas duas casas na Rua São Vicente de Paulo, ao lado do CCI, que receberá piscina térmica e coberta e Academia da Terceira Idade (ATI).

VALORIZAÇÃO

Segundo o arquiteto e secretário municipal de Planejamento, Julio Dutra, o espaço valorizará toda a região e também o entorno, pois além da Ferroviária, a Praça Eugênio Sperandio também será revitalizada, compondo um grande complexo urbano de interesse comum, social e cultural.

Os recursos para essas obras virão de emendas parlamentares  do deputado federal André Vargas, que tem feito muito pelo município de Ibiporã. Essas obras também têm investimento do município em contrapartidas. O prefeito José Maria diz que esta obra “é uma proposta do plano de governo e é somente o início de uma grande revitalização urbana que acontecerá nesta gestão”. O projeto da estação estará exposto a partir do dia 28 no saguão do Cine Teatro.

IPHAN

A Administração Municipal agradece pelo esforço da Superintendência Estadual do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) no Paraná , no sentido de orientar a Prefeitura a promover a adequada restauração do imóvel, bem como assessorar todo o processo de cessão provisória.