Publicado em: 13/06/2012 08:24

Administração executará nova galeria na Souza Naves

Administração executará nova galeria na Souza Naves Administração executará nova galeria na Souza Naves

Foi assinada na segunda-feira (dia 11) pelo prefeito José Maria a ordem de serviço e o contrato com a Construtora J. Gabriel Ltda. para o início de mais uma importante obra de infraestrutura urbana em Ibiporã: a construção da nova galeria pluvial da Avenida Souza Naves, que recolherá a água de uma grande região dos bairros centrais e canalizará até o Córrego Coari.

A galeria receberá manilhas de grande diâmetro e resolverá o problema de alagamentos que ocorriam em dias de grande volume de chuva. "É um problema que havia há mais de 20 anos, segundo relatos dos moradores e comerciantes, e decidimos executar esta obra para resolver definitivamente a questão e assim dar tranquilidade e qualidade de vida aos proprietários de estabelecimentos na Souza Naves. Haverá um certo desconforto durante a execução da galeria, mas é uma obra para ficar em definitivo, sem mais problemas com entupimentos ou alagamentos", destacou o prefeito.

O diretor da empreiteira que executará a obra, Jorge Gabriel, garantiu aos empresários presentes que os serviços serão feitos o mais rápido possível para causar o mínimo de transtornos. "Vamos abrir a vala e fechar no mesmo dia o trecho que foi aberto para que os comerciantes possam ter acesso aos comércios", afirmou Gabriel.

Comerciantes presentes à assinatura, como Nivaldo Andrade, da Casa de Carnes Soberana, parabenizaram a Administração pelo empenho em buscar a solução para o problema.

OBRA PRIORITÁRIA

A nova galeria será executada num trecho de 1.500 metros da Souza Naves, uma das principais vias do comércio de Ibiporã, juntamente com as Avenidas Paraná e Santos Dumont.

"A tubulação iniciará na esquina com a Rua 1º de Maio e terá uma derivação que virá da Avenida dos Estudantes, na região do Hospital Cristo Rei, e outra que vem do Fórum até a Souza Naves. É a maior bacia que temos e por isso a prioridade que demos a esta obra. É importante lembrar que essa tubulação também captará a água das ruas Francisco Loures Salinet e Antonieta de Barros", antecipou José Maria.

PEDIDO DA DEFESA CIVIL

Para a obra, a Administração Municipal obteve R$ 1 milhão de recursos do Governo Federal. Foi uma demanda que surgiu a partir do vendaval ocorrido em outubro de 2009, que resultou na decretação de estado de emergência em Ibiporã e em pedidos de recursos à União por parte da Defesa Civil Municipal para a reconstrução.

"Faz quase três anos que estamos trabalhando nesse projeto e foram muitas idas e vindas de documentação tanto da parte da Defesa Civil quanto da Administração até a liberação do recurso. Teve também o problema de duas licitações desertas, até que conseguimos concluir esta terceira. E vamos colocar R$ 445.014,00 de contrapartida do Município na obra", explicou o prefeito.

"É um esforço que estamos fazendo para dar cumprimento ao que planejamos, que é oferecer aos nossos cidadãos uma cidade segura, organizada, que permita às pessoas viverem com tranqüilidade e qualidade", acrescentou José Maria.

PRAZO DE EXECUÇÃO

O prazo para a execução é de 60 dias úteis, caso não chova muito, pois do contrário, levará mais tempo para o seu término.

A obra está orçada em R$ 1.445.000,00, sendo R$ 999.986,00 de recursos federais, por meio do Ministério da Integração Nacional, e R$ 445.014,00 recursos próprios do Município.