Publicado em: 14/06/2012 17:42

Cuidando da Doce Idade

Cuidando da Doce Idade Cuidando da Doce Idade

Sexta-feira, 15 DE JUNHO é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data, instituída pela ONU em 2006, visa chamar a atenção mundial a respeito do assunto. Todos precisam ter claro as muitas formas de violência a que a pessoa idosa está sujeita, nas grandes e pequenas ações do cotidiano.

Quando atendemos a um idoso, é preciso considerar se de fato o que foi esclarecido foi compreendido. Por exemplo: desde as orientações acerca do seu direito, como as orientações sobre cuidados com sua saúde, medicamentos...

É preciso que se respeite o dinheiro do idoso, pois hoje vivenciamos o assédio financeiro de muitos órgãos aos benefícios concedidos aos idoso. E ainda vivemos em cidades que, urbanisticamente, não pensam na terceira idade, em termos de trânsito e de acessibilidade.

ATENÇÃO À DOCE IDADE EM IBIPORÃ

Diante de fatos como esses, a Administração Municipal de Ibiporã não tem medido esforços para garantir espaços de convívio para essa grande parcela da população que vem aumentando ano e ano. É a "Doce Idade", conforme a Administração de Ibiporã denomina os seus programas para a terceira idade.

Citamos em especial o Centro de Convivência dos Idosos (CCI), que atende 250 idosos com atividades de integração e convivência. O CCI está atendendo ao pessoal no Centro de Eventos, pois o prédio que o abrigava está passando por uma reforma e ampliação que será entregue em breve.

Neste novo espaço, a Administração Municipal traz também um novo conceito ao trabalho ali realizado, integrando em especial as políticas de assistência social, saúde e esportes.

ACADEMIAS AO AR LIVRE

Ainda na perspectiva de promoção da qualidade de vida, foram instaladas por toda a cidade ATI´s (Academia da Terceira Idade), transformando Ibiporã em uma cidade em busca de vida saudável, uma vez que leva ao acesso de todos a possibilidade de realizar atividades físicas com qualidade e segurança.

No mundo, ainda há muito o que se fazer para a população da terceira idade, mas o certo é que o poder público em Ibiporã trabalha na perspectiva de respeito a essa população, ampliando e melhorando as atividades relacionadas à terceira idade.

RESPEITO

Mas para de fato enfrentarmos as diversas formas de violência a essa população, é preciso mudança de paradigmas e conceitos, pois precisamos unir forças entre família, estado e sociedade civil, na busca do respeito aos idosos, pois seguramente quando de fato o Idoso for RESPEITADO, não precisaremos falar em Conscientização Contra a Violência. Esse é o recado que a Administração de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, quer deixar nessa importante data.

Fonte: Ana Cláudia Vieira Martins - Secretária M. de Assistência Social