Publicado em: 28/06/2012 11:14 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação - PMI

Usuários do CREAS passam a ser atendidos em entidade assistencial

Usuários do CREAS passam a ser atendidos em entidade assistencial Usuários do CREAS passam a ser atendidos em entidade assistencial

Preocupada em realizar um atendimento que preserve a integridade, o sigilo e a privacidade do usuário do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e de sua equipe de abordagem, a Administração Municipal começou a fazer esta semana o atendimento ao seu público específico na entidade Nalma (Núcleo Assistencial Alimentação Maior).

Por meio do CREAS, a Secretaria Municipal de Assistência Social atende as pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia ou sobrevivência. Até a última semana, a abordagem era realizada apenas no próprio local onde os usuários eram encontrados. A partir de agora, as assistentes sociais irão promover o atendimento também na Nalma.

A secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Vieira Martins, explicou que o novo local de abordagem, além de aproximar o público da administração, assegura o atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares, e, assim, facilita a realização e a concretização das ações.

“Antes, a nossa equipe desenvolvia a abordagem apenas nos próprios locais onde os moradores de rua eram encontrados, como a rodoviária, por exemplo. Agora, tanto os moradores de rua quanto a equipe, estarão mais bem amparados para que a continuidade do trabalho possa ser realizado sem imprevistos, oportunizando a construção de novos projetos de vida”, afirmou.

O novo local de atendimento faz parte do conjunto de ações elaboradas nas reuniões de trabalho, realizadas desde maio deste ano, entre a equipe da Secretaria de Assistência Social, o Conselho Municipal de Assistência Social e a rede de atendimento socioassistencial de Ibiporã. As reuniões tem buscado encontrar estratégias para enfrentar o crescente aumento de pessoas que vivem nesta situação.

Ana Cláudia Martins ainda afirmou que a escolha da Nalma foi pensada por se tratar de um ponto estratégico de atuação com essa população. “Considerando o trabalho já existente na entidade e a necessidade da aproximação da administração, em especial a Secretaria de Assistência Social, acredito que o planejamento realizado para os usuários do CREAS terão maior probabilidade de se tornarem concretos”.

O prefeito José Maria lembrou a importância do trabalho conjunto e da parceria com a sociedade civil. “A ação conjunta entre sociedade civil organizada e poder público é uma forma de enfrentar a problemática da situação de rua, um tema complexo, de âmbito nacional e que precisa ser tratado com seriedade, pois não falamos de objetos e sim de pessoas que por diversos motivos estão hoje nessa condição, muitas delas inclusive não desejando mudar essa situação, o que torna o atendimento mais complexo e especifico”, afirmou.

Na oportunidade, a presidente da Nalma, Patrícia Lopes, informou que, recentemente, firmou um convênio para aquisição de uma Kombi que a entidade pretende utilizar para intensificar a abordagem a população. De acordo com Ana Cláudia, outras ações em outros pontos identificados como favoráveis à ação poderão ser utilizados.