Cultura e Turismo

Publicado em: 28/08/2009 18:00

Ministro assina doação da Ferroviária à Prefeitura

Ministro assina doação da Ferroviária à Prefeitura Ministro assina doação da Ferroviária à Prefeitura

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, e o deputado federal André Vargas (autor da emenda parlamentar que garantiu quase R$ 1 milhão para a obra) estiveram em Ibiporã na última sexta-feira (28/8) para o lançamento do projeto de revitalização e restauração da Estação Ferroviária de Ibiporã. Eles assinaram, juntamente com o prefeito José Maria e a vice, Sandra Moya, o termo de doação do imóvel da Ferroviária para a Prefeitura.
   A cerimônia lotou as galerias do Cine Teatro Padre José Zanelli e contou com a presença da imprensa de Londrina e região. Foi apresentado pelo diretor da Fundação Cultural de Ibiporã e secretário municipal de Planejamento, Julio Dutra, os projetos e as perspectivas arquitetônicas de como ficará a Ferroviária e o seu entorno depois da obra revitalizada.
   A obra, que inclui a reforma da praça histórica situada ao lado da Estação Ferroviária (Praça Eugênio Sperandio), receberá investimento total de R$ 1,5 milhão, sendo R$ cerca de 1,3 milhão vindos do Governo Federal, através do Ministério do Turismo, e aproximadamente R$ 200 mil de contrapartida da Prefeitura.

“TRABALHO INTENSO”
   O ministro Paulo Bernardo parabenizou o prefeito e a vice pelo “trabalho intenso e o empenho na realização de obras nesses apenas oito primeiros meses de gestão” e garantiu o seu apoio em Brasília aos projetos que forem sendo encaminhados aos Ministérios pela Prefeitura.
   “Essa obra em torno de toda a Ferroviária irá valorizar muito aquela região de Ibiporã e, consequentemente, o restante da cidade. Os idealizadores estão de parabéns”, afirmou.
   Paulo Bernardo informou que a União ainda possui um “patrimônio colossal” que pertencia à extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e em alguns casos o Governo Federal tem cedido esses imóveis ociosos aos Estados e Municípios. “Estamos convencidos que é melhor repassar esse patrimônio principalmente às Prefeituras, porque elas farão um melhor uso e são elas que estão mais perto do povo. Neste caso de Ibiporã, por exemplo, a Prefeitura dará uma destinação fantástica à antiga estação ferroviária, oferecendo vários serviços e um novo espaço à população”, elogiou o ministro.
   Em Cambé, onde esteve no mesmo dia, Bernardo também assinou a doação de um antigo armazém de 18.800 m2 do extinto IBC (Instituto Brasileiro do Café) para onde Município mudará a sede da Prefeitura.

ANDRÉ VARGAS
   O deputado André Vargas, autor da emenda que garantiu a obra da Ferroviária, parabenizou a dupla José Maria e Sandra Moya que, “com a sua equipe de trabalho, têm demonstrado muita garra e estamos vendo o resultado disso na prática, com muitos projetos aprovados e já iniciados”. “Ibiporã vive um momento de sintonia com os governos federal e estadual e tem mesmo que aproveitar esse momento”, frisou André.
   O prefeito José Maria salientou que “esse para nós é um dia de muita alegria. “É o ponto de partida para transformarmos uma área de grande importância histórica que estava esquecida e degradada em um novo espaço de convivência cultural, artística, de artesanato, de resgate da memória do Município e ainda de realização de projetos sociais. O apoio do Governo Lula tem sido de extrema importância para Ibiporã e agradecemos muito pelo apoio do nosso ministro (Paulo Bernardo)”, ressaltou.

DOAÇÃO
   A doação do prédio se fez necessária porque o projeto que prevê um Centro Sócio-Educativo Turístico e Cultural no local da Ferroviária já está tramitando na REDUR (órgão responsável por administrar as verbas federais).
   O prédio onde ficava a estação será todo restaurado e dará lugar ao Museu do Café, que contará a história desde a chegada dos pioneiros ao município e a importância do café para a região. As casas que estão no pátio da ferroviária darão lugar a um Centro de Produção de Artesanato, que atenderá o Centro de Convivência de Idosos (CCI). Ao lado da Ferroviária, será construída uma edificação de 700 m2 para abrigar o centro sócio-educativo e um anfiteatro com 200 lugares.
   A Secretaria Municipal de Assistência Social também terá um espaço no local, onde hoje estão implantadas duas casas na Rua São Vicente de Paula, ao lado do CCI, que receberá ainda uma piscina térmica e coberta e a Academia da Terceira Idade (ATI).