Publicado em: 23/07/2012 22:26

Obra da galeria da Souza Naves

Obra da galeria da Souza Naves Obra da galeria da Souza Naves

A obra da nova galeria pluvial da Avenida Souza Naves, que solucionará um antigo problema de alagamentos que havia na área central, está dentro do seu cronograma normal. A obra iniciou no dia 27 de junho e o prazo é de 60 dias úteis, com a execução a cargo da construtora J. Gabriel Ltda., de Londrina. Esta semana, as máquinas e caminhões estão no trecho entre a Rua Primeiro de Maio e Avenida dos Estudantes.

A Administração Municipal conta com a compreensão e a paciência dos moradores e comerciantes da região, que estão tendo um transtorno no momento, mas em pouco tempo terão uma nova rede que acabará definitivamente com o problema de inundações, como se observava na avenida em dias de chuva torrencial.

SOLUÇÃO

"É um problema que havia há mais de 20 anos, segundo relatos dos comerciantes. É uma grande obra de infraestrutura que a cidade necessitava e a Administração decidiu executá-la para resolver definitivamente o problema e dar tranquilidade e qualidade de vida aos moradores e estabelecimentos da Souza Naves", afirmou o secretário municipal de Obras, Marcelo Silva Pereira.

A nova galeria terá 1.500m de extensão até o Córrego Coari e receberá um investimento superior a R$ 1,4 milhão, sendo R$ 1 milhão do Governo Federal e o restante do Município.

O diretor da empreiteira, Jorge Gabriel, informa que "os serviços estão sendo feitos de forma a causar o menor transtorno possível aos proprietários dos estabelecimentos", afirmou.

TUBULAÇÃO DE GRANDE DIÂMETRO

A nova galeria recolherá a água da região central e canalizará até o Córrego Coari. A tubulação principal ficará na Souza Naves, mas terá ramificações para receber água também das ruas próximas à Prefeitura, por isso o trabalho iniciou pela Avenida dos Estudantes.

A galeria contará com manilhas de grande diâmetro e bocas-de-lobo maiores, para suportar maior vazão de água

A Administração Municipal obteve R$ 1 milhão do Governo Federal para a obra, que surgiu de uma demanda da Defesa Civil de Ibiporã a partir do vendaval ocorrido em outubro de 2009, que resultou na decretação de estado de emergência em Ibiporã e em pedidos de recursos à União.