APMIF

 

Publicado em: 31/08/2012 08:10

Campanha de Arrecadação de Garrafas Pet


Whatsapp

 

Campanha de Arrecadação de Garrafas Pet Campanha de Arrecadação de Garrafas Pet

   A APMIF (Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família de Ibiporã) está coordenando a Campanha de Arrecadação de Garrafas Pet de 2012, que envolve toda a comunidade de Ibiporã, principalmente os alunos das escolas públicas e particulares, que todos os anos colaboram com grande arrecadação de garrafas plásticas.

   É uma campanha em prol da preservação do meio ambiente e para reforçar a decoração natalina deste ano nas ruas e praças da cidade. Os alunos e escolas que mais arrecadarem garrafas pet serão premiados durante a programação do Natal 2012, que acontecerá em dezembro, na Praça Pio XII. O prazo para entrega das garrafas termina neste dia 31 de agosto.

   Após a primeira publicação do regulamento da Campanha de Arrecadação de Garrafas Pet de Ibiporã, que está sendo coordenada pela APMIF, algumas pessoas ficaram em dúvida quanto à premiação. Por isso, foram feitas algumas alterações no texto para que ficasse mais claro. Leia na íntegra o regulamento:

PROJETO DE DECORAÇÃO NATALINA COM PET 2012


Educação Ambiental + Qualidade de Vida + Humanização

JUSTIFICATIVA:

    Reciclar é respeitar a vida. Pesquisas mostram que a cada habitante produz em média mais de ½ kg de lixo diariamente. O estilo de vida nos centros urbanos é responsável por enorme volume de lixo com grande impacto ambiental: Plásticos, Vidro, Lata, Papel, etc. Este material é de difícil deterioração ficando muitos anos poluindo o meio ambiente (solo, ar e água). Pensando nisso, este projeto de cunho multidisciplinar foi idealizado com o objetivo de despertar o espírito natalino além de sensibilizar o individuo a construir e desenvolver sua consciência socioambiental, e assim, exercer sua cidadania.
    O presente trabalho trata de duas questões importantes, a do meio ambiente como receptor de resíduos das atividades econômicas, em especial das embalagens plásticas imediatamente descartadas após o consumo, causando impactos ambientais decorrentes das formas de disposição final, por vezes  inconsequente e incorreta das embalagens, e outra, a confecção dos enfeites natalinos usando estas mesmas garrafas pet. Este trabalho é de maior importância já que tem como objetivo conciliar a importância do desenvolvimento sustentável, que tem na sua base um ambiente saudável para as gerações futuras bem como transformar a matéria prima (o Pet) em material reutilizável neste caso, a confecção de enfeites natalinos.

OBJETIVO GERAL:

Decoração do Natal de Ibiporã a partir de materiais reciclados e garrafas pet, com a participação de toda a comunidade.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

1.    A Partir de um trabalho com materiais recicláveis, em especial com garrafas pet, confeccionar enfeites natalinos;

2.    Incentivar e estimular nas crianças e jovens do município, a assumir responsabilidade com o meio ambiente, desenvolvendo conceitos de preservação por meio da reciclagem;

3.    Estimular a participação das crianças e jovens por meio de gincanas e competições na coleta de material pet;

4.    Oferecer cursos de confecção de enfeites natalinos com garrafas pet para os alunos das Escolas de Formação e Cidadania e suas famílias;

5.    Estimular toda a comunidade, clubes de serviços, igrejas, cooperativas e outros a participarem do projeto;

6.    Desenvolver um trabalho de cidadania e educação ambiental.

Publico Alvo: Crianças, adolescentes e jovens do município de Ibiporã

Metas: Coletar uma média de cem mil garrafas em Ibiporã, envolvendo toda a comunidade.

Proponente:
APMIF – Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família.

Parcerias Envolvidas:

1)    Fundação Cultural 
2)    Secretaria de Assistência Social
3)    SAMAE
4)    Entidades não governamentais
5)    Secretaria de Obras/ Funcionários do Barracão



                                     REGULAMENTO


1.    As Garrafas deverão ser de 2 (dois) litros ou mais e deverão vir:
Tampadas, sem os rótulos, não amassadas e devidamente lavadas;

2.    As garrafas deverão ser entregues nas Escolas de Formação e Cidadania Centro, Ambiental, Taquara do Reino e San Rafael.

3.    Cada Escola de Formação manterá uma lista com o nome dos participantes, data de nascimento, endereço, telefones para contato e data de entrega das garrafas. Cada participante deverá realizar suas entregas no mesmo local, ou seja em apenas uma das Escolas de Formação.

4.    A data final para a entrega das garrafas será dia 31 de agosto do ano de 2012 (não será prorrogada).

5.    Serão premiados os 30 primeiros alunos na classificação a seguir:

Os alunos que mais arrecadarem acima da quantidade mínima, conforme segue a tabela abaixo, serão premiados da seguinte forma:

COLOCAÇÃO      PRÊMIO       QUANTIDADE MÍNIMA
1º ao 8º                Tablet                1500 garrafas
9º ao 13º             Bicicleta             1000 garrafas
14º ao 18º        Câmera digital         500 garrafas
19º ao 23º         Rádio portátil         300 garrafas
24º ao 30º             Jogos                100 garrafas


6.    As escolas da rede pública Municipal, Estadual ou particular que se prontificarem a armazenar as garrafas arrecadadas pelos alunos, colaborando com o registro da quantidade arrecadada, contarão a cada 20 dias com o recolhimento das garrafas.

7.    A premiação dos participantes ocorrerá na abertura do Natal 2012.


Participe da arrecadação. Vamos deixar nossa Terra Bonita, mais bonita no Natal!