Publicado em: 25/09/2009 12:00

Um belo espetáculo de cuidado com a natureza

Um belo espetáculo de cuidado com a natureza Um belo espetáculo de cuidado com a natureza

A Prefeitura de Ibiporã deu um belo espetáculo de cuidado com a natureza no último dia 21, num ato em comemoração ao Dia da Árvore. Um grande mutirão foi montado para o plantio de 500 árvores de espécies nativas às margens do Rio Tibagi e, de presente, o rio também recebeu nada menos que 200 mil peixes (pacu, curimba e lambari) como parte do trabalho de repovoamento dos principais rios do Paraná que está sendo feito pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).
   Alguns dos peixes eram alevinos e outros já de porte médio, o que lhes garante boas condições de sobreviver e de buscar alimento em um rio grande, como é o caso do Tibagi.
   A operação reuniu dois caminhões, uma máquina que se deslocou para levar os caminhões até à margem, envolveu servidores e diretores das Secretarias Municipais de Agricultura e de Obras, técnicos da Seab, um fiscal do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e até o prefeito José Maria e o secretário Carlos Henrique Frederico colocaram a mão na massa para plantar mudas e acompanhar a soltura dos peixes no Tibagi, uma bela imagem para ficar gravada na memória.
   A operação seria ainda maior e teria um brilho especial com a presença de mais 400 alunos que eram esperados para o trabalho educativo de plantio e repovoamento do rio. Porém, a forte chuva que caiu durante o dia inteiro impediu a vinda dos ônibus com os estudantes e a tarefa coube então aos servidores da Prefeitura, pois os caminhões com os peixes já estavam a caminho e eles teriam que ser soltos naquele dia.
   E na ocasião, Ibiporã acabou ganhando de presente 80 mil alevinos a mais do que o previsto, que eram 120 mil. É que um lote iria para outro município, mas como não havia condições de a Seab descarregar naquele local, os peixes vieram para Ibiporã.

35 MIL ÁRVORES
   O plantio das mudas feito pela Secretaria Municipal fez parte do Programa Estadual de Mata Ciliar, desenvolvido pelo Governo do Paraná, que vem sendo cumprido de forma exemplar em Ibiporã, em parceria entre os agricultores e o poder público.
   “Até esta data já plantamos, somente neste ano, 35.149 árvores em Ibiporã, o que está dando uma nova vida aos nossos rios e córregos. Essa recomposição da mata ciliar protege os cursos d’água e aumenta o volume de água nos rios, na medida em que evita a erosão com o desbarrancamento das margens e com isso contém o assoreamento do rio”, afirmou o secretário Carlos Henrique. “Fora isso, o reflorestamento das margens garante mais matéria orgânica e alimento para os peixes e, com isso, a manutenção das espécies nativas”, completou.

REPOVOAMENTO DE PEIXES
   A soltura dos peixes é uma atividade bastante meticulosa. Em primeiro lugar, operários precisam montar uma espécie de tobogã de lona para os peixes (criados em tanques) descerem até o rio. Depois é feito o bombeamento da água do rio para os tanques onde estão os alevinos para que eles se acostumem aos poucos com a temperatura da água, o pH e outras variáveis que vão enfrentar no rio. Depois são capturados e pesados para enfim serem lançados definitivamente na água.
   Carlos Roberto Moreira, coordenador estadual do Programa de Reposição do Estoque Pesqueiro dos Rios Paranaenses, explicou que desde de 2005, quando o programa foi iniciado, já foram soltos 21 milhões de peixes nos principais rios do Estado.