Obras

 

Publicado em: 25/09/2009 13:15

Prefeitura executa plano para reordenar o sistema viário


Whatsapp

 

Prefeitura executa plano para reordenar o sistema viário Prefeitura apresenta plano para o sistema viário

   Com o objetivo de modernizar o sistema viário e melhorar o trânsito em Ibiporã, a Prefeitura irá desenvolver o Programa de Sinalização, Educação e Fiscalização de Trânsito. A primeira apresentação do plano ao público foi feita na quarta-feira (23) à noite, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã (ACEIBI), com a presença de empresários, profissionais da área, autoridades e líderes comunitários.
   O prefeito José Maria argumentou que a reestruturação do sistema viário é uma necessidade que a cidade tem. “Ibiporã cresceu e as estruturas precisam acompanhar o desenvolvimento e as discussões que estamos realizando são para democratizar as decisões que atingem o dia-a-dia dos cidadãos”, afirmou.
   A apresentação foi feita pela engenheira civil Lúcia Brandão, especialista em Engenharia de Tráfego contratada pela Prefeitura para formular o projeto. A coordenação dos trabalhos por parte da Prefeitura ficará a cargo do diretor da Secretaria Municipal de Planejamento, Marcelo Orlando Pelisson. “A participação da população no processo é muito importante”, disse ele, aproveitando para convidar para duas audiências públicas que serão realizadas em outubro para se discutir o plano.
   Lúcia Brandão já foi diretora da Comurb (atual CMTU) e do Ippul, ambos de Londrina. Em Ibiporã, entre os projetos sugeridos, dois são de rotatórias na área urbana para disciplinar o tráfego e reduzir acidentes em cruzamentos considerados críticos. É o caso do cruzamento das avenidas dos Estudantes e 19 de Dezembro e o das avenidas Prudente de Morais e Luiz Ferrari, que recebe ainda o fluxo de veículos da Rua Padre Vitoriano Valente.

O anteprojeto tem os seguintes eixos de discussão:
1. Análise e diagnóstico da situação existente.


2. Elaboração de projetos específicos para cruzamento críticos ou complexos.


3. Implantação de novo esquema de estacionamento regulamentado.


4. Programa de educação de trânsito.


5. Definição e implantação de rota obrigatória para veículos de cargas.


6. Definição e implantação de rota obrigatória para coletivos intermunicipais.


7. Criação da Comissão de Trânsito junto ao Conselho de Desenvolvimento Urbano do Município de Ibiporã.


8. Encaminhamento do processo para municipalização do trânsito.


9. Elaboração do Plano de Transporte Sustentável, incluindo projeto de sistema de ciclovias para o município e plano de incentivo a utilização da bicicleta como meio de transporte.