Publicado em: 09/10/2009 09:00

Governador entrega 50 ônibus escolares e quatro vêm para Ibiporã

Governador entrega 50 ônibus escolares e quatro vêm para Ibiporã Governador entrega 50 ônibus a municípios. Ibiporã recebe quatro

O governador Roberto Requião entregou 50 ônibus escolares, nesta quinta-feira (8), em Rolândia, Norte Pioneiro, que fazem parte da frota de 1.100 ônibus que serão distribuídos por meio do Programa Estadual do Transporte Escolar e vão beneficiar alunos das escolas municipais e estaduais de 20 cidades que compõem a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar). Ibiporã recebeu quatro destes novos ônibus.

Segundo o governador, agora faltam apenas 227 veículos para serem entregues. O processo depende apenas do fornecimento dos ônibus maiores (31 lugares) por parte da montadora Mascarello e, também, de 100 prefeituras que ainda não terminaram os trâmites administrativos necessários. A entrega da documentação aos 378 municípios paranaenses, com menos de 100 mil habitantes, que receberão os veículos, foi concluída em setembro.

“Investimos R$ 133 milhões na compra dos 1.100 veículos, que vão garantir segurança no transporte dos estudantes da rede pública de ensino. São ônibus projetados especialmente com este objetivo, por isso tem rodas mais altas, cinto de segurança individual e local apropriado para guardar material escolar”, lembrou o governador.

“Oferecemos, ainda, qualificação profissional aos motoristas destes veículos. Profissionais, que treinados pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, estão capacitados para lidar com o público infanto-juvenil, têm noções de primeiros socorros e mecânica automotiva”, completou.

O Governo do Estado também definiu os itinerários dos ônibus, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que licitou o seguro total e providenciou o registro dos veículos no Detran.

Para o prefeito de Rolândia, João Ernesto Johny Lehmann, os dois veículos destinados ao município vão permitir que os alunos tenham mais tranquilidade no trajeto entre casa e escola, o que deve influenciar no aprendizado. “Acabou esta história de ir para a escola andando longos percursos, ou de carona em caminhões e camionetes”, disse.

“Vale lembrar que, recentemente, implantamos nas escolas da nossa cidade o ensino obrigatório de inglês e informática. Tenho certeza que, com segurança, nossos estudantes vão aprender mais e melhor”, ressaltou ele.

O deputado federal Rodrigo Rocha Loures explicou que, somente em Rolândia, serão beneficiados alunos de 5 escolas estaduais e 12 escolas municipais. “Em toda Região serão milhares de pessoas atendidas”, garantiu.

INTEGRAÇÃO

De acordo com a secretária especial da Região Metropolitana de Londrina, Elza Correia, os novos veículos vão transformar a realidade das escolas públicas nas 22 cidades da Amepar. “Estes ônibus garantem cidadania e melhores condições de ensino. Eles são parte de um grande projeto de educação que começou em 2003, com a ampliação do orçamento de 25% para 35%”, destacou.

O aumento de 5% na verba destinada à educação, segundo o deputado estadual Alexandre Curi, equivale cerca de R$ 1 milhão a mais para investimentos em infraestrutura das escolas, compra de equipamentos e qualificação profissional dos professores.

Para os deputados estaduais Luiz Eduardo Cheida e Waldir Pugliese, uma das importantes medidas adotadas em favor da educação do Paraná foi a retomada de investimentos em todas as cidades do Estado, independente de disputas partidárias.

“Ações como o Programa Estadual de Transporte Escolar mostram que o Governo não prioriza municípios de acordo com partido ou diferenças políticas”, disse Cheida.

“O governador Roberto Requião dá um exemplo de que é preciso pensar, primeiro, nos interesses do povo. Defender a inclusão e o desenvolvimento de todas as Regiões do Estado”, completou Pugliese.

Também participaram do evento a fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns Neumann; o secretário-geral do PMDB no Paraná, João Arruda; o vice-presidente da Amepar e prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira; a vice-prefeita de Rolândia, Sabine Giesen, e autoridades da Região.

CIDADES: Receberam os veículos os municípios de Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis (recebe nos próximos dias), Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Jataizinho, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sabáudia, Sertanópolis e Tamarana.