Publicado em: 16/10/2009 13:15

Conferência debateu os rumos da cultura em Ibiporã

Conferência debateu os rumos da cultura em Ibiporã Conferência debateu os rumos da cultura em Ibiporã

Ibiporã realizou na última terça-feira (13) sua 1ª Conferência Municipal de Cultura, uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo com o objetivo de debater as prioridades no município e aprovar, em âmbito local, o Plano Nacional de Cultura.

A secretária municipal da Pasta e também vice-prefeita, Sandra Moya, esclareceu que o Plano Nacional, que será finalizado em março de 2010, precisa passar primeiro por conferências municipais e estaduais para ter validade. Quem veio apresentar o plano aos ibiporaenses foi a facilitadora estadual do Ministério da Cultura e do Turismo, Rejane Nóbrega.

O encontro foi aberto de manhã, com a apresentação das políticas públicas culturais de Ibiporã pela secretária Sandra Moya. Ela fez inicialmente um histórico do funcionamento da Fundação Cultural, criada em 1989 e que teve como segundo presidente o professor José Laurindo Petri, hoje assessor de gabinete da Prefeitura e presente ao evento.

Ela explicou que a Fundação é uma autarquia municipal com orçamento próprio (de R$ 980 mil/ano) que integra a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com 50 colaboradores e responsável por cuidar de outros seis espaços de vivência e desenvolvimento da cultura no município: o Cine Teatro Padre José Zanelli, a Biblioteca Municipal, o Centro do Artesanato, o Espaço de Memória, a Escola de Formação Musical (Ceforma) e o novo Complexo Cultural, Turístico e Artístico, que será inaugurado em novembro deste ano.

O prefeito José Maria destacou a importância da Conferência por ser um evento de discussão e definição de \"como vamos pensar o futuro da cultura de Ibiporã\". O diretor-presidente da Fundação, Julio Dutra, lembrou aos estudantes presentes que cultura não se resume à promoção de artes e espetáculos, mas é toda a manifestação de um povo, seus costumes, tradições e modo de vida. \"É isso que procuramos promover e resgatar em Ibiporã\".