Publicado em: 20/10/2009 11:45

Situação vai voltando ao normal em Ibiporã

Situação vai voltando ao normal em Ibiporã Situação vai voltando ao normal em Ibiporã

Aos poucos, a situação vai voltando ao normal nos prédios públicos de Ibiporã que foram atingidos com o temporal de domingo e com as chuvas de ontem (segunda-feira, 19). O prédio da Prefeitura, que ficou parcialmente inundado na manhã de ontem, obrigando os funcionários a serem dispensados do trabalho, já teve todas as suas telhas trocadas e as goteiras cessaram. Com isso, todos retornaram ao trabalho hoje e as atividades estão voltando à normalidade, com o atendimento regular dos contribuintes.

Fora da Prefeitura, a situação mais grave é a da Biblioteca Pública, que foi interditada ontem pela Defesa Civil, depois que parte do forro cedeu sobre o Setor Infantil. Placas de gesso também estão comprometidas em outros setores e, de acordo com a coordenadora do espaço, Selma Butilini, as paredes continuam molhadas. O prédio está fechado e o acervo de livros foi coberto por lonas e removido para uma sala onde não estava chovendo. A programação de atividades de outubro foi cancelada e os funcionários foram deslocados para o prédio da Fundação Cultural.

Nesta quarta-feira, às 9 horas, técnicos do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) farão uma vistoria do prédio para se saber das condições de segurança do prédio.

ESCOLAS

Nas escolas municipais e estaduais atingidas, as aulas voltaram em quase todas. As que sofreram inundações na quinta-feira e sexta-feira, como as municipais Maria Inês de Melo, Vera Lúcia Casagrande e o CAIC (onde funcionam uma escola municipal, uma estadual e uma creche), os alunos tiveram aula hoje normalmente. "Todas as escolas de Ibiporã foram atingidas de uma forma ou de outra, com infiltrações ou goteiras, mas estão conseguiram se recuperar", disse o comandante do Corpo de Bombeiros de Ibiporã, subtentente Saul de Lima.

As que permanecem interditadas, segundo ele, são a Escola Municipal Aldivina Moreira de Paula (Jardim Pinheiros), o Colégio Estadual Antônio Iglesias (situado num prédio ao lado) e o Centro de Educação Infantil Bárbara Machado (Jardim San Rafael).

AJUDA ÀS FAMÍLIAS

De acordo com o comandante dos Bombeiros, as lonas para cobrir as casas chegaram a acabar ontem de manhã, mas já chegou uma nova remessa e há lona à disposição de quem precisar. "As telhas (2.500) que vieram do Governo do Estado já acabaram e precisamos de uma segunda remessa o mais rápido possível", afirmou. Quem precisar de ajuda deve procurar a Defesa Civil, na sede dos Bombeiros (Avenida Souza Naves). As famílias que precisarem de doações serão encaminhadas ao CRAS, serviço da Secretaria Municipal de Assistência Social.

FONE DA DEFESA CIVIL: 3178-0213 E 3178-0214