Educação

 

Publicado em: 23/10/2009 12:00

Ibiporã é referência na adesão ao Paraná Alfabetizado


Whatsapp

 

Ibiporã é referência na adesão ao Paraná Alfabetizado Ibiporã é referência na adesão ao Paraná Alfabetizado

 

   A assessora pedagógica do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Secretaria Municipal de Educação de Ibiporã, Isabel Alves Maia, representou o município num encontro em Curitiba dia 2 de outubro, promovido pela Secretaria de Educação do Paraná, que mostrou as experiências bem sucedidas do Programa \'Paraná Alfabetizado\'. Ibiporã foi exemplo de boa divulgação dos cursos oferecidos e com isso obteve grande número de inscritos nas turmas desse ano.

   A meta estabelecida para o município era de 100 alfabetizandos e já foi superada, passando de 135.

   Em Curitiba, Isabel Maia e a coordenadora local do Paraná Alfabetizado, Fabiane Proença, deram entrevista à TV Paraná Educativa contando a experiência de Ibiporã.

   O trabalho no município foi iniciado em junho deste ano, após a participação na \'Caravana da Alfabetização\'. A divulgação do programa estadual vem sendo feita juntamente com a do EJA, que é municipal.

   A divulgação foi feita em parceria entre a Secretaria Municipal e as escolas estaduais de Ibiporã. Os informes saíram em toda a imprensa regional, foram impressos nos talões de água do SAMAE, nos holerites dos mais de mil servidores da Prefeitura, foram distribuídos ainda nos postos de saúde e às pessoas que vinham fazer a Carteira de Trabalho e o RG. Ônibus escolares também receberam cartazes.

   A assessora pedagógica Isabel encaminhou ainda ofícios a todas as Secretarias Municipais para que fizessem um levantamento dos seus servidores ainda não alfabetizados para que fossem encaminhados ao EJA e às escolas estaduais que dispunham do Paraná Alfabetizado. A iniciativa obteve grandes resultados e os servidores realmente procuraram as escolas, este ano mais próximas de suas casas e com aulas oferecidas à tarde e à noite.


NOVAS TURMAS DO PARANÁ ALFABETIZADO


A coordenação do Paraná Alfabetizado em Ibiporã informa que foram abertas este mês duas novas turmas na zona rural - uma na Taquara do Reino e outra no Jardim John Kennedy. O trabalho vem sendo feito por meio de parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, e o Governo do Estado.