Publicado em: 30/10/2009 09:30

Turmas do Paraná Alfabetizado são exemplo para os jovens

Turmas do Paraná Alfabetizado são exemplo para os jovens Turmas do Paraná Alfabetizado são exemplo para os jovens

Os mais de 130 adultos e idosos de Ibiporã que voltaram aos bancos escolares graças ao Programa Paraná Alfabetizado, implantado este ano pelo Governo do Paraná, em parceria com a Prefeitura Municipal, são um exemplo de dedicação e esperança aos mais jovens.

Eles não medem esforços para deixarem os seus afazeres de casa e o trabalho para virem até a escola com o objetivo de aprender um pouco mais na vida. São pessoas que não tiveram a possibilidade de estudar quando jovens e agora estão agarrando essa oportunidade oferecida pelo Paraná Alfabetizado e também pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolvida há anos com sucesso pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

Em Ibiporã, estão em atividade sete pólos do Paraná Alfabetizado (Unidade Pólo, Antônio Iglesias, Jardim San Rafael, Conjunto Serraia, Vila Esperança, Taquara do Reino e Jardim John Kennedy) e mais dois da EJA (Escola Unidade Pólo e Escola Alice Roma - Jd. San Rafael).

O sucesso do programa este ano é porque foram oferecidas novas turmas em locais mais próximos das casas dos interessados, o que facilita a vida deles, já que algumas pessoas são de idade. Em alguns casos, os organizadores buscaram também ofertar horários alternativos, como no Centro Comunitário do San Rafael, onde as aulas estão sendo à tarde, das 16h45 às 19 horas, de segunda a sábado.

\"O pessoal está feliz da vida, pois foi mais um horário de opção a eles, principalmente aqueles que têm problemas visuais e com aulas à noite têm dificuldade de se deslocar até o Centro Comunitário. Essa nova turma está com muitos alunos e eles estão cheios de entusiasmo\", afirma o professor Reginaldo Ricardo da Silva, que trabalha no San Rafael e também no Colégio Beltrão.

O Paraná Alfabetizado é coordenado pela professora Fabiane Proença e a EJA pela assessora pedagógica Isabel da SME, Isabel Alves Maia.

NOVAS TURMAS NA ÁREA RURAL

A coordenação do Paraná Alfabetizado lembra que foram abertas este mês as duas novas turmas localizadas na zona rural de Ibiporã - uma na Taquara do Reino e outra no John Kennedy.