Publicado em: 30/10/2009 10:15

Escola de Ballet fez testes para vagas em 2010

Escola de Ballet fez testes para vagas em 2010 Escola de Ballet fez testes para vagas em 2010

Crianças de várias faixas sociais e de diferentes bairros de Ibiporã vieram até a Fundação Cultural de Ibiporã no último dia 23 para participar dos testes de aptidão física para a obtenção de bolsas de estudos na Escola de Ballet da FCI. No total, participaram cerca de 160 crianças de 6 a 12 anos e 40 foram aprovadas para receber as bolsas. De acordo com a secretária municipal de Cultura e vice-prefeita, Sandra Moya, 80% das vagas da escola são reservadas para alunos que precisam de bolsa.

\"São crianças que nunca teriam a oportunidade de desenvolver uma atividade artística como o ballet e de receber essa formação cultural qualificada se não fosse a iniciativa da Administração Municipal de bancar esse aprendizado. Não conheço nenhum município da região que tenha uma escola de ballet como a nossa e que faça um trabalho semelhante\", enfatizou Sandra.

A secretária afirma que a participação na escola de ballet traz um imenso ganho cultural e uma mudança de vida para essas crianças. \"Quando não as leva necessariamente a se tornarem profissionais de ballet, elas acabam levando esse aprendizado para a vida e podem ser grandes profissionais em outras áreas. Temos, por exemplo, muitos ex-alunos nossos que são ótimos professores de Educação Física e fisioterapeutas. Tenho isso por experiência própria, pois fui bailarina e carrego para a minha vida profissional e pessoal muitas boas influências que aprendi no ballet \", testemunha Sandra Moya.

Entre essas influências, ela cita a postura, a disciplina, a consciência corporal, a discrição, a apuração cultural e o relacionamento interpessoal, entre outros. \"Já mudamos o perfil de muitas crianças pelo fato de terem passado aqui pela nossa escola. Levam para as suas famílias hábitos saudáveis de alimentação e acontece uma mudança cultural como um todo nas suas casas. Elas e suas famílias passam a gostar de assistir apresentações, passam a apreciar as artes e aprendem a se portar dentro dos espetáculos, com silêncio e concentração. Fazemos dessa forma um trabalho de formação de platéia em Ibiporã\", destaca a secretária de Cultura.

Sandra explica que a Fundação optou por manter uma escola de ballet clássico porque com ele se aprende com facilidade qualquer outro tipo de dança e se pode levar essas crianças um dia a se tornarem bailarinos profissionais, como foi o caso de Viviane Torrenta, que saiu de Ibiporã e hoje é a principal referência do Ballet de Londrina. Outro caso local de sucesso foi Walter Cruz, que começou na escola da FCI e obteve carteira profissional de bailarino, no Rio de Janeiro. Hoje é professor da escola.