Cultura e Turismo

Publicado em: 06/11/2009 13:15

Turismo: Ibiporã na Rota do Café

Turismo: Ibiporã na Rota do Café Turismo: Ibiporã na Rota do Café

O prefeito José Maria e a vice, Sandra Moya, participam na próxima sexta-feira, 13 de novembro, em Londrina, do evento de lançamento da Rota do Café e da Rota do Agronegócio, iniciativas do Sebrae/PR que visam estimular o turismo rural e propiciar oportunidades ao agronegócio e agregar renda às pequenas propriedades da região.

Ibiporã está incluída na Rota do Café, com propriedades que fazem parte de um roteiro temático e gastronômico. Uma delas é a Agroboa, associação da Boa Esperança, que tem mostrado e comercializado em feiras nacionais e internacionais.

Outro atrativo de Ibiporã para os turistas será o Museu do Café, que ficará dentro do prédio da antiga Estação Ferroviária de Ibiporã, que está sendo totalmente restaurado com um recurso de mais de R$ 1 milhão do Governo Federal e que oferecerá vários serviços à população e aos visitantes.

A Rota do Café terá estão rodadas de degustação, possibilidade de se vivenciar uma colheita de café, de conhecer processos produtivos, construções e maquinários centenários, belas paisagens naturais e servirá uma farta mesa de café colonial para se recompor as energias.

Para Sérgio Ozório, consultor do Sebrae, a Rota do Café tem grande potencial turístico por estar ligada à questão histórico-cultural. \\\"Está ligada às origens e à história da região. A expectativa é que atraia famílias, estudantes, pessoas que desejam saber mais sobre a história da região e todos aqueles que buscam lazer e entretenimento. Nesse caso, os empreendedores veem o turismo como uma opção para agregar renda à propriedade, além dos conhecimentos sobre a tradição do café\\\", afirma.

Boa Esperança está no roteiro

A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Sandra Moya, informa que a comunidade da Boa Esperança, onde está instalada a \\\"Agro-Boa\\\" - uma associação de mulheres que produzem doces e compotas caseiras -, será uma das paradas gastronômicas da Rota do Café em Ibiporã.

\\\"Com o trabalho que já existe da  Agro Boa  e mais o incentivo do poder público podemos criar  no local um recanto de lazer e gastronomia para que as pessoas que por ali passarem sintam-se convidadas a uma parada. Além disso, o Sebrae incluiu o local na \\\'Rota do Café\\\'\\\", informou a secretária.

Em breve, Ibiporã receberá representantes do Estado e do Governo Federal para um evento que avaliará as possibilidades de turismo em nossa cidade, em função do Rio Tibagi, do artesanto local, da vocação cultural e da identidade com o café.