Publicado em: 06/11/2009 14:00

Prefeitura lança programa Árvore Certa no Lugar Certo

Prefeitura lança programa Árvore Certa no Lugar Certo Prefeitura lança programa Árvore Certa no Lugar Certo

No mês passado Ibiporã foi atingida por vendavais que derrubaram muitas árvores, causando prejuízos a toda a comunidade e ao poder público. Para tanto, a Prefeitura rapidamente está retirando as árvores que oferecem risco de cair para não causar mais transtornos à população.

Como são aproximadamente 400 pedidos protocolados, a equipe da Prefeitura está trabalhando de maneira setorizada nos bairros para agilizar o serviço. Para os casos que forem de extrema urgência ou aqueles em que existem árvores atrapalhando as construções, a Prefeitura pede que o morador solicite o serviço de um terceiro e pede ainda que seja retirada autorização especial para corte da árvore junto à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

\\\\\\\"Os vendavais foram atípicos e nunca haviam acontecido na cidade, portanto não podemos culpar as árvores por conta das quedas, visto que os ventos chegaram 119 km/h, fenômeno considerado como furacão conforme laudo do Iapar\\\\\\\", afirmou o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Henrique Frederico.

Não existe árvore 100% adequada para a arborização urbana, visto que a harmonia com as estruturas da cidade (calçada, postes, meio-fio, rede elétrica, etc.) é difícil. Porém é necessário que haja bom senso de todos para que nossa cidade esteja arborizada e bonita.

Em razão disso, a Prefeitura está lançando o Programa \\\\\\\"ÁRVORE CERTA NO LUGAR CERTO\\\\\\\", a fim de organizar a arborização municipal, criar espaços de sombra, evitar conflitos entre as árvores e rede elétrica e evitar quebra de calçadas.

Importância da arborização

A arborização urbana é fundamental, pois além de embelezarem da cidade, as árvores atenuam a temperatura, amortecem ruídos causados pela poluição sonora, protegem as casas ao reduzir a velocidade dos ventos, purificam o ar atuando como filtros de poeiras e gases, conservam a umidade do solo, entre muitos outros benefícios.

Assim, em acordo com a Lei Municipal 2.007/06 faz-se necessário que toda residência com \\\\\\\"Habite-se\\\\\\\" possua em sua calçada uma árvore e devido à necessidade de retirada de várias árvores condenadas, a Prefeitura iniciará um processo de fiscalização de plantio de árvores nos passeios públicos municipais.

Plantio de árvore no ambiente urbano

O plantio de uma arvore deve levar em conta o interesse de toda comunidade e não apenas se limitar à vontade do interessado. Deve-se analisar os seguintes fatores: escolha da espécie, localização, tamanho da cova, tamanho da muda e distância das edificações.

Em breve publicaremos no nosso site ofical a cartilha informativa para o plantio correto de árvores na área urbana, elaborada por técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura. Aguarde.