Publicado em: 13/11/2009 14:00

Rota do Café fomentará negócios e o turismo

Rota do Café fomentará negócios e o turismo Rota do Café fomentará negócios e o turismo

O governo municipal de Ibiporã esteve representado hoje de manhã (sexta-feira, 13) no lançamento da Rota do Café pela vice-prefeita Sandra Moya e pelo diretor-presidente da Fundação Cultural de Ibiporã, Julio Dutra, que estiveram acompanhados da vereadora Maria Romana (Maria do Sindicato), que vem acompanhando o projeto desde o início.

O lançamento do roteiro, que é uma iniciativa do Sebrae-PR com o objetivo de fomentar o turismo e o empreendedorismo nas 25 cidades do Norte do Estado que farão parte da Rota, aconteceu na Chácara Graciosa, em Londrina, e contou com a presença de representantes de todos os municípios envolvidos. Foi lançada na ocasião também a Rota do Agronegócio, mais voltado à divulgação de modernas técnicas de cultivo agrícola.

O Sebrae inclui Ibiporã nas duas rotas devido ao intenso trabalho cultural desenvolvido na área e por ter pontos turísticos a serem explorados no município, casos da Igreja Matriz, da Casa de Artes de Ofícios, do Cine Teatro, o Centro do Artesanato e, a partir do próximo ano, o Museu do Café, dentro da Estação Ferroviária, que será totalmente revitalizada. O Centro do Artesanto, aliás, recebeu convite do Sebrae para expor seus produtos no evento e a mostra foi um sucesso.

De acordo com a vice-prefeita e também secretária municipal de Cultura e Turismo, Sandra Moya, haverá visitação aos locais que serão paradas gastronômicas (como é o caso da Comunidade Boa Esperança, onde há a associação Agro-Boa e onde será construído um portal de identificação da Rota do Café).

Outro atrativo aos turistas será o roteiro no Centro da Cidade. Em primeiro lugar, o espetáculo da \"Dança do Café\" no Cine Teatro, e em seguida visita ao Centro do Artesanto - com vários artigos associados à cultura cafeeira. Depois irão até o Museu do Café, na Ferroviária, onde, além de conferir ricos detalhes históricos, poderão provar um delicioso café numa cafeteria que oferecerá, além deste, outros produtos de elevada qualidade.

\"Tudo isso ficará ainda mais interessante quando estiver em atividade o passeio do Trem Pé Vermelho, que sairá da Estação de Ibiporã, que está sendo toda preparada para receber esse fluxo de turistas\", salientou Sandra Moya.

VISITA DE GRUPO DE TURISTAS

Recentemente, como projeto piloto desta ação, Ibiporã recebeu 30 turistas da região Sul do  Brasil que ficaram encantados com o que viram aqui. Eles vieram para conhecer o Norte do Paraná e a história do café, que foi uma das alavancas de desenvolvimento do Estado.

A Fundação Cultural preparou um espetáculo de dança, depois eles foram à Igreja Matriz, conheceram o Museu de Esculturas ao ar livre e o Centro do Artesanato (de onde levaram lembranças do município).

\"Ibiporã tem muita coisa boa a mostrar, muitos lugares bonitos no campo próximos ao Rio Tibagi, terra de gente talentosa e que valoriza a arte. Através do trabalho de resgate histórico, em breve teremos o Museu do Café e o passeio do trem. Todo este trabalho para desenvolver o turismo em Ibiporã iniciou este ano e já está dando frutos. Estamos criando uma nova forma de empreender no município. Buscaremos várias formas de promover a  cidade através de parcerias como esta com o Sebrae e outras com o Governo Federal\", concluiu Sandra.