Agricultura

Publicado em: 16/11/2009 08:00

Ibiporã integrará pólo florícola da região Norte

Ibiporã integrará pólo florícola da região Norte Ibiporã integrará pólo florícola da região Norte

Produtores de flores de Ibiporã e de outros municípios do Norte farão parte do Polo Florícola da Região Metropolitana de Londrina (RML), lançado recentemente e que tem como meta a produção e comercialização de flores, plantas ornamentais, aromáticas, condimentares e medicinais.

O prefeito José Maria esteve presente ao evento, que reuniu também o secretário de Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Valter Bianchini, o presidente da Ceasa-Pr, Antonio Comparsi de Mello, o presidente do Iapar, José Augusto Picheth, a coordenadora da RML o presidente da Amepar e prefeito de Sabáudia, Almir Batista, os prefeitos de Londrina, Barbosa Neto, e de Bela Vista do Paraíso, Roberto Bertoncini, e o presidente da Associação dos Produtores de Flores, Rosangela Takemura.

O Estudo de Viabilidade do projeto foi desenvolvido pela Coordenadoria da Região Metropolitana de Londrina (Comel), em conjunto com produtores e comerciantes de flores e com apoio técnico do Iapar, Ceasa, Emater e Secretaria de Agricultura de Londrina. O projeto arquitetônico preliminar do centro de comercialização \\\"Ceasa Flores\\\", foi elaborado pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP).

Elza Correia, coordenadora da Comel, afirmou: \\\"Este pólo contempla uma antiga aspiração dos produtores de flores, organiza a sua cadeia produtiva, em especial com o estabelecimento de um local próprio para comercialização. Com sua implantação, serão criados cerca de 2.000 novos empregos, e gerando renda, especialmente para o grande número de agricultores familiares e assentados existentes na RML\\\".

O secretário Bianchini ressaltou sobre a importância da criação do Pólo, \\\"considerando que a política da SEAB é voltada para a diversidade da produção agropecuária e que este seria o 1º Pólo do Paraná e 13º do Brasil\\\".

O prefeito José Maria lembrou \\\"que desta forma acabará a transferência da renda líquida do paranaense morador da região da Amepar para o Estado de São Paulo, retendo na região os recursos que podem melhorar a qualidade de vida de nossa população\\\".