Publicado em: 17/11/2009 08:00

Ibiporã produzirá adubo com a coleta de lixo orgânico

Ibiporã produzirá adubo com a coleta de lixo orgânico Ibiporã produzirá adubo com a coleta de lixo orgânico

O município de Ibiporã iniciou na semana passada um sistema de separação e coleta de lixo inédito no Brasil. O novo sistema prevê a separação dos resíduos domésticos em três tipos: recicláveis, lixo orgânico e rejeitos.

O objetivo é reduzir o volume de lixo enviado para o aterro sanitário e potencializar a reciclagem. Para isso, todo o lixo orgânico - que é composto por restos de alimentos - passará a ser transformado em adubo, através do processo de compostagem. Com a reutilização dos recicláveis e da matéria orgânica, menos de 20% do volume de resíduos domiciliares será destinado para o aterro municipal.

O novo sistema foi planejado pela empresa Master Ambiental. A empresa foi contratada pela Kurica/Seleta, que realiza o serviço de coleta no município. Os investimentos na implantação do programa estão sendo custeados pela própria Kurica. Atualmente, são produzidos entre 30 e 40 toneladas de lixo por dia em Ibiporã. A supervisão dos trabalhos cabe ao SAMAE.

\\\"Ambientalmente será o programa mais moderno do País. O projeto prevê o aperfeiçoamento da coleta de recicláveis, a introdução da coleta de orgânico e a redução do rejeito ao menor volume possível\\\", explica Fernando de Barros, responsável técnico da Master Ambiental. O novo sistema, que deverá ser adotado por outras cidades brasileiras, apresenta diversos benefícios ambientais, econômicos e de saúde pública.

O cronograma de coleta está sendo enviado para todas as residências de Ibiporã por meio de imãs de geladeira. Além disso, a implantação do programa está sendo alvo de palestras para servidores do município, alunos, professores, clubes de serviço, empresas, associações e sindicatos.

O novo sistema de coleta de lixo também será implantado nos prédios do município. Nas escolas, os alunos serão alvos de uma atenção especial, inclusive com a apresentação de peças de teatro mostrando a importância da separação do lixo e do processo de reciclagem. As dúvidas da população podem ser esclarecidas pelo 0800-400-3013.

O roteiro da coleta na cidade (que foi dividida pelo SAMAE em três setores) está disponível a partir de HOJE (17/11) no site da Prefeitura. Basta clicar, na página inicial , no link \\\"Novo Sitema de Separação de Lixo de Ibiporã\\\"