Indústria e Comércio

Publicado em: 24/11/2009 11:00

Prefeitura, Sebrae e ACEIBI lançam Programa de Desenvolvimento Local

Prefeitura, Sebrae e ACEIBI lançam Programa de Desenvolvimento Local Prefeitura, Sebrae e ACEIBI lançam Programa de Desenvolvimento Local

Foi lançado na manhã desta terça-feira (24/11), no auditório da ACEIBI (Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã), o Programa de Desenvolvimento Local, fundamentado na Lei Geral da Micro e Pequenas Empresas (MPEs). A iniciativa é da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Indústria e Comércio, numa ação que será desenvolvida em parceria com o Sebrae e com a ACEIBI.

O programa visa fortalecer e capacitar para o mercado as pequenas empresas de Ibiporã, que são a imensa maioria dos estabelecimentos. De acordo com o consultor do Sebrae que apresentou o programa, Cristóvam Dias, hoje 97,5% do total de empresas do País está enquadrada como micro ou pequena. \"Temos que dar a devida atenção e suporte a esse setor, pois ele responde por 51% da força de trabalho no Brasil e são hoje 5,9 milhões as micro e pequenas empresas no País. Isso fora as 10,3 milhões que estão no mercado informal e que estamos fazendo um trabalho para que se regularizem através do Programa Microempreendedor Individual\", afirmou Cristóvam.

Também presente, o gerente da Regional Norte do Sebrae, Heverson Feliciano, parabenizou a iniciativa da Prefeitura e afirmou que o programa terá êxito, pois \"estará ancorado por um Comitê Gestor formado de empresários e lideranças que irão se dedicar de forma voluntária à capacitação das empresas e à criação de um ambiente favorável para o crescimento das mesmas.\"

Na seqüência discursaram o presidente da ACEIBI, Moacir Miguel Rodrigues e o secretário municipal de Indústria e Comércio, Valdecyr de Freitas, que apresentou aos presentes a assessora Daniela Buzeti que será a agente de desenvolvimento local do programa. Ela será assessorada nesse trabalho pela consultora do Sebrae, Maria Cristina Mendes.

O prefeito José Maria encerrou os pronunciamentos, elogiando o Sebrae como uma \"instituição focada nos novos empreendedores e que tem servido o Brasil há muitos anos, criando para as empresas um ambiente favorável ao desenvolvimento\". E destacou a cooperação entre as partes para o sucesso do programa. \"Ter iniciativa é o que distingue as cidades que vão para frente daquelas que ficam estagnadas. Mas para ter iniciativa também é preciso ter visão, tanto o empresário, quanto o gestor público. E aqui em Ibiporã estamos trabalhando juntos com esse objetivo, pois a ação coordenada das duas frentes é o que movimenta uma cidade\", afirmou o prefeito.

José Maria terminou sua fala desejando que o novo programa se torne uma \"rampa de lançamento\" para o crescimento das empresas que estarão envolvidas.