APMIF

Publicado em: 27/11/2009 07:00

Natal 2009 será aberto neste domingo (29)

Natal 2009 será aberto neste domingo (29) Natal 2009 será aberto neste domingo (29)

Neste domingo, dia 29, Ibiporã estará em festa. As luzes vão brilhar de uma forma diferente a partir das 20h30 quando acontece, na Praça Pio XII, o lançamento do Natal 2009, que terá uma extensa programação de shows e espetáculos durante todo o mês de dezembro.

Resultado de um amplo esforço e de um minucioso trabalho, realizado por muitas mãos, que envolveu a APMIF - Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família, a Secretaria Municipal de Educação, Fundação Cultural e o SAMAE, o Natal 2009 promete muito e tem tudo para ser o mais marcante dos últimos tempos.

NATAL ECOLÓGICO

Ao longo de mais de oito meses centenas de pessoas \"arregaçaram as mangas\", primeiro para arrecadar garrafas \'pet\' por toda a cidade (no total, o volume chegou a 150 mil unidades), e depois para transformar o material em criativos enfeites que estão a decorar as ruas e avenidas da nossa cidade.

O corte e a confecção dos enfeites mobilizou os jovens da Escola de Formação e Cidadania, além de voluntários e funcionários da APMIF e da Fundação Cultural. Orientados pelo diretor da Fundação Cultural, Júlio Dutra e pelo artista Ananias Francisco, trabalharam na produção dos enfeites, que vão desde bonecos de neve e anjos até pinheirinhos, guirlandas, velas decorativas e, como não poderia faltar, grandes árvores de Natal.

O projeto de um natal que resgatasse o verdadeiro \'Espírito de Natal\' surgiu do sonho da primeira-dama e presidente da APMIF, Eliana Ferreira, que logo no início do ano decidiu realizar um Natal diferente no município. Como boas intenções sempre encontram eco nos corações daqueles que podem contribuir com boas idéias, o projeto foi tomando forma quando, em reunião com o arquiteto Júlio Dutra, ele relatou sua visita à cidade de Santa Fé do Sul (SP).

Lá viu uma cidade com um modelo bem-sucedido de produção de enfeites que envolvia toda a comunidade, isso já há quatro anos, tendo como matéria-prima a utilização de garrafas pet. É claro que o resultado desta conexão de intenções, idéias e experiências, seria, além de meses de muito trabalho, um \"Novo Natal\", onde mais do que as luzes dos enfeites, o que mais brilharia seria a cooperação, as parceiras e o sentimento de unidade em torno de boas ações.

EM IBIPORÃ

A característica ecológica dos enfeites de Ibiporã é o ponto alto, pois todos foram confeccionados a partir de garrafas pet. \"Por ser o primeiro ano, o resultado ficou muito acima do esperado. A receptividade dos alunos e das escolas foi muito grande na fase de arrecadação e sinto uma alegria imensa de ver todo esse material transformado em enfeites que chamarão a atenção de todos, para o verdadeiro \'Espírito de Natal\'\", disse a primeira-dama Eliana.

Ela fez questão de ressaltar o esforço de todos que contribuíram ao longo do ano. \"Cada um, dentro do que lhe cabia, fez o melhor possível\", agradeceu. O SAMAE coordenou a arrecadação e a APMIF - através da sua Escola de Formação - fez, juntamente com a Fundação Cultural, a confecção das peças.

Julio Dutra enfatizou a alegria de ter trazido para Ibiporã o modelo de Santa Fé do Sul, e que \"não seria possível a execução se não fosse a união de muitas mãos que cortaram, moldaram, pintaram, criaram e estiveram trabalhando dia após dia neste grande projeto\".

Ao final foram produzidas seis árvores de Natal gigantes e mais 50 menores. Também haverá oito anjos, bonecos de neve, 1.900 bolas de Natal feitas com fundos de garrafas e 100 guirlandas. \"É a primeira vez que a cidade terá uma decoração ecológica. O objetivo é criar um clima de alegria e reflexão sobre o sentido do Natal. E o meio ambiente agradece\", enfatiza a primeira-dama.