Publicado em: 24/11/2009 08:45

Dia da Consciência Negra em Ibiporã

Dia da Consciência Negra em Ibiporã Dia da Consciência Negra em Ibiporã

No último dia 20/11 (sexta-feira) foi celebrado em todo o território nacional o Dia da Consciência Negra, sendo dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Tão importante data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro. A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

Em nosso município, os estabelecimentos de ensino também divulgaram tão importante data. A Associação de Capoeira Acarei, que desenvolve o Projeto de Capoeira, apoiado pela Prefeitura Municipal, tendo como coordenador o mestre Cláudio, foi convidada para abrilhantar as comemorações em algumas instituições de ensino, e levou alguns alunos que aprendem capoeira na Escola de Formação e Cidadania da Taquara do Reino, para divulgar a dança. A capoeira é uma importante manifestação cultural africana que surgiu ainda na época da escravatura.