SAMAE

 

Publicado em: 25/11/2009 16:00

SAMAE é exemplo em tratamento de esgoto


Whatsapp

 

SAMAE é exemplo em tratamento de esgoto SAMAE é exemplo em tratamento de esgoto

       Segundo dados recentes divulgados por especialistas da área de saneamento, metade da população do Brasil não conta com rede de coleta e tratamento de esgoto em suas residências. As informações divulgadas no site Saneamento Básico afirmam que 50% dos cerca de 200 milhões de habitantes no Brasil se encontram nesta situação precária de sanemaento.

       De acordo com Raul Pinho, presidente do Instituto Trata Brasil - especializado em saneamento básico -, apenas um terço do esgoto gerado no país é tratado de forma adequada. Pinho classificou como vergonhosa essa situação admitindo que, durante os últimos anos, o investimento por parte do Governo na área de saneamento ficou em torno de 6 bilhões de dólares quando, segundo estudos, seria necessário investir cerca de 254 bilhões de dólares para garantir redes de esgoto a toda a população do país.

        O SAMAE de Ibiporã é um caso a parte nessa estatística com cerca de 97% do esgoto domiciliar e industrial coletado e tratado de maneira adequada, se destacando de outras cidades no país.

        Segundo o Diretor Presidente, Antonio Nadir Bigati, a excelência e qualidade dos serviços desenvolvidos pelo SAMAE são resultados de um bom planejamento. Atualmente, a Autarquia possui 3 sistemas de coleta e tratamento de esgoto: a Estação Norte, com 4 lagoas, a Estação Sul com 3 lagoas e do Jardim Jonh Kennedy com 2 lagoas para procurar atender toda população e investe cada vez mais nessa área visando melhorar a qualidade de vida e o bem estar dos ibiporaenses, afirmou Nadir.