Publicado em: 27/11/2009 07:00

Prefeitura soltou mais 300 mil peixes no Tibagi

Prefeitura soltou mais 300 mil peixes no Tibagi Prefeitura soltou mais 300 mil peixes no Tibagi

Foi uma verdadeira festa para os alunos participar da soltura de 300 mil peixes no Rio Tibagi na última quarta-feira (25), em ato que marcou o Dia do Rio em Ibiporã. Comemorada nacionalmente em 25 de novembro, a data tem o objetivo de conscientizar crianças e adultos sobre a necessidade de se preservar a vida nas águas e o meio ambiente no entorno dos rios.

Por isso, foi a oportunidade para a Secretaria Municipal de Educação levar para a beira do Tibagi mais de 150 alunos que tiveram ali uma aula prática de como preservar a fauna e a flora. \"A lição que aprendi foi que não se pode jogar lixo nos rios e córregos, não se deve desmatar e não podemos prejudicar os animais que dependem do rio. Por isso, esses peixinhos que estamos soltando hoje ninguém pode pescar até que eles fiquem bem grandes\", disse a pequena Kethelin de Souza, 10 anos, da Escola Municipal Almerinda Nascimento, situada no Jardim Éden.

\"Aprendi que também depende de nós cuidar da natureza\", reforçou Renato Rodrigues da Silva, da 4ª série da Escola Sebastão Luiz, no Jardim John Kennedy. Outro que deu a sua mensagem foi Lucas Venâncio Proença, 9 anos, também da Escola Almerinda: \"Temos que preservar a natureza para termos água e peixes no futuro\".

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, numa ação do município em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura (Seab), que desenvolve, desde 2005, o Programa de Reposição do Estoque Pesqueiro nos Rios do Paraná. O coordenador do programa, Carlos Roberto Moreira, esteve presente, assim como o chefe do Núcleo da Seab em Londrina, Gil Abelin, e a secretária especial para a Região Metropolitana, Elza Correia, que representaram o vice-governador Orlando Pessuti.

Por parte da Prefeitura, além do prefeito José Maria, estiveram presentes os secretários de Agricultura, Carlos Henrique Frederico, e de Esportes, Jayme Lino; as secretárias de Educação, Miriam Medre, e do Trabalho, Lourdes Narciso; o presidente do SAMAE, Nadir Bigati, e os diretores da Secretaria de Agricultura, Diógenes Magri e Tomás Falkowski. Os vereadores Mari de Sá , Maria do Sindicato e João Coloniezi representaram a Câmara Municipal.

A soltura aconteceu no Recanto do Pescador, na localidade do Saltinho. \"Com essa ação estamos educando as nossas crianças para cuidarem do meio ambiente e devolvendo vida ao rio, que aos poucos está sendo repovoado com espécies nativas\", ressaltou o prefeito. José Maria lembrou que somados aos 240 alevinos soltos no Dia da Árvores (21 de setembro), a Prefeitura soltou \"em apenas dois meses, 540 mil peixes no Tibagi. É um programa para servir de exemplo a outros municípios\", enfatizou.